Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 18 de Julho de 2006 às 02:00
Por: Camila Tardin

    Imprimir


Uma equipe de amigos que participou pela primeira vez do Campeonato Estadual de Pesca foi a vencedora da 10ª etapa, realizada neste fim de semana, no município de Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Cuiabá). Denominada “Bueno 13”, a equipe fez 41 mil pontos. Em Luciara (1.166 km a Nordeste de Cuiabá), a vencedora foi a “Carajá”, de Cáceres, que continua liderando o Estadual.

Mauro Pereira Bueno, líder da equipe “Bueno 13”, do município de Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá), comprou o barco a motor na semana passada. “Tenho muitos amigos que participam do campeonato, então resolvi entrar também”, afirmou. Bueno tinha o hábito de pescar em barranco e nunca participou de uma competição. Além usar o próprio sobrenome para denominar a equipe, o número 13, para ele, representa sorte: “minha filha nasceu no dia 13, às 13h, por isso coloquei o número na equipe”.

Participaram desta etapa 42 equipes de seis municípios mato-grossenses. O total de peixes capturados e soltos no rio foi de 169. “Mesmo sendo a primeira vez que o Guarantã participa, o evento teve grande envolvimento do público”, ressaltou o coordenador do campeonato, Geraldo Donizeti Lúcio. Segundo ele, mais de 6 mil pessoas estiveram presentes.

Para incentivar os pescadores ribeirinhos de Guarantã, no sábado (15) teve a competição de barco a remo. Mesmo não contabilizando pontos para o Campeonato Estadual, 21 pescadores participaram do evento e receberam prêmios.

As demais equipes vencedoras da 10ª etapa foram: 2° lugar, equipe “Liberdade”, de Alta Floresta; em 3°, equipe “Shoppão Pizzaria”, de Guarantã do Norte; 4° lugar, “Portal da Amazônia”, de Alta Floresta; em 5°, equipe “Tracajá”, de Guarantã; em 6°, equipe “Da hora”, de Alta Floresta; em 7°, “Big Loja”, e em 8°, equipe “Eng-Gana 1”, ambas de Guarantã do Norte; em 9°, equipe “060”, de Carlinda, e em 10° lugar, a equipe “Thaciana”, de Peixoto de Azevedo.

Educação Ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desenvolveu trabalhos de educação ambiental, nas escolas do município de Guarantã do Norte, uma semana antes da realização da 10ª etapa do 3° Campeonato Estadual de Pesca.

A equipe de educadores ambientais da Sema visitou escolas, fez palestras e oficinas orientando sobre a importância da preservação ambiental.

A iniciativa faz parte de um dos pré-requisitos para os municípios participarem do Campeonato. É necessário desenvolver ações ambientais e apresentar planos de coleta e destinação de lixo.

Luciara

A equipe “Carajá”, de Cáceres, continua liderando a lista de classificação do 3° Campeonato Estadual de Pesca. Na 11ª etapa, realizada domingo (16), no município de Luciara (1.166 km a Nordeste de Cuiabá), a equipe contabilizou mais 100 pontos. Ao todo participaram do evento 16 equipes.

“Apesar da distância do município, este ano o total de equipes superou do ano passado”, afirmou a chefe de departamento de Cultura, Tânia Márcia de Souza.

Em 2° lugar ficou a equipe de Barra do Garças, “Informatec I”. Do 3° lugar até o 10°, as equipes vencedoras foram todas de Luciara, são elas: em 3°, “Tubarão”; em 4°, “Cenaju”, 5°, “Pirara”; 6°, “Tuiuiú”; em 7°, “Se pega pego”; em 8°, “Asas do Araguaia”; 9°, “Araguaia”, e 10°, “Os Botos”.

O evento contou também com a participação de crianças, na pesca de barranco, realizada no sábado (15), nas margens do rio Araguaia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288885/visualizar/