Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 15 de Julho de 2006 às 08:04

    Imprimir


A nave americana Discovery com seis astronautas a bordo se desenganchou hoje da Estação Espacial Internacional (ISS) e começou sua viagem de retorno à Terra, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A Discovery se separou da ISS às 14h08 de Moscou (07h08 em Brasília), após cumprir uma missão de quatorze dias na qual seus tripulantes fizeram três caminhadas espaciais.

Serguei Puzanov, porta-voz do CCVE, explicou que durante pelo menos uma hora a Discovery permanecerá próxima à ISS para que os tripulantes examinem e filmem a parte externa da ISS e da nave.

Assim que este trabalho estiver finalizado, a Discovery começará o vôo de volta à Terra, que terminará na próxima segunda-feira se as condições de tempo estiverem favoráveis no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral.

Segundo a Nasa, no domingo, durante o vôo de retorno, a tripulação da Discovery testará o funcionamento de uma das três unidades hidráulicas de freio na qual se detectou um vazamento.

Os analistas americanos acreditam que o vazamento não prejudicará a aterrissagem da Discovery, inclusive se essa unidade não funcionar ou se a tripulação decidir não utilizá-la durante a manobra.

A Discovery levou para a ISS mais de duas toneladas de carga fundamental para a estação e retorna à Terra com os resultados de experiências científicas, materiais, instrumentos e resíduos.

A Discovery também transportou o alemão Thomas Reiter, astronauta da Agência Espacial Européia, que permanecerá na estação como terceiro tripulante da atual expedição ISS-13, integrada pelo russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/289129/visualizar/