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Sexta - 14 de Julho de 2006 às 11:29

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A sede do Procon-MT de Rondonópolis registrou nos seis primeiros meses deste ano, 2.178 reclamações. De acordo com o levantamento, serviços de telefonia (fixa ou móvel), produtos e distribuição de água e energia elétrica lideram o ranking dos mais reclamados pelos consumidores do município.

Exatos 50% (1.089) do total de reclamações pertencem aos serviços de telefonia, seja de linha convencional ou de celular. Os consumidores de Rondonópolis não têm concordado com o valor das faturas de suas contas telefônicas. Em segundo lugar no ranking estão os produtos com 15,10% (329) dos registros.

Cobranças indevidas também foi o motivo que levou 11,11% (242) dos reclamantes a cobrarem esclarecimentos das empresas distribuidoras de água e energia elétrica na região. Com 6,01% (131) das reclamações estão os móveis e eletrodomésticos.

As agências bancárias aparecem em quarto lugar no ranking das mais reclamadas em Rondonópolis, com 4,95% (108) dos registros, e em seguida, com 4,17 (91), estão as Financiadoras e os cartões de crédito. Os consumidores questionam taxas e cobranças que lhes são feitas pelos Bancos e Financiadoras, enquanto outros reclamam dos cartões enviados que não foram previamente solicitados.

Com 2,89% (63), 2,75% (60) e 1,05% (23) ficaram, respectivamente, os serviços de lista telefônica e publicações, consórcios (carros e motos) e produtos de vestuário (confecções e calçados). Nas últimas colocações do ranking estão os planos de saúde, com 0,68% (15), escolas ou instituições de ensino, com 0,64% (14) e as empresas de seguranças e alarmes, com 0,59% (13) das reclamações.

Atualmente, o Procon-MT de Rondonópolis realiza as reclamações dos consumidores manualmente. O Gerente de Informática da sede Estadual, Elvio Rufino da Silva, está no município para avaliar as condições da sede municipal em informatizar seu sistema. Esta é a primeira das três fases necessárias para a instalação do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. Em alguns meses, os dados da sede de Rondonópolis farão parte das estatísticas de todos os Procon’s do país.

A informatização dos dados trará muitas vantagens à própria sede municipal e ao Procon-MT, pois além de ter uma base de dados consolidada e agilizar o atendimento, a consulta dos cidadãos do município quanto a procedência dos fornecedores será facilitada pela Internet.

Atendimentos

No primeiro semestre de 2006, o Procon de Rondonópolis tirou dúvidas de 1.029 consumidores na própria sede e outras 2.419 por telefone. A equipe de fiscalização realizou 450 ações “in loco” e tirou as dúvidas de 713 fornecedores pelo telefone. Foram realizadas ainda, 1.153 audiências e 957 notificações.

A sede municipal de Defesa do Consumidor de Rondonópolis (Avenida Ponce de Arruda, 1671 Centro) foi inaugurada no dia 27 de março de 1.998 e funciona sob a coordenação de Ana Inês Nunes Garcia Ferreira. Os telefones para informações são (066) 3411-5296 ou 3411-5297.





Fonte: Olhar Direto

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