Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 14 de Julho de 2006 às 11:23

    Imprimir


O projeto ‘Adequar para revitalizar – um direito do cidadão’ está aprovado pelo Iphan. Com isso, a parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e o órgão federal permitirá a modernização do Museu Histórico do Estado, que breve estará reaberto. As cerca de quatro mil peças do acervo estarão em exposição no prédio do antigo Thesouro do Estado.

O projeto está aprovado desde 2004, mas somente agora os 63mil reais liberados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estão disponíveis para a aquisição de um sistema de alarme, vitrines, estandes, computadores, e materiais para melhor acondicionar o acervo. Também é uma prioridade dar mais conforto e tranquilidade aos visitantes e pesquisadores. A SEC em contra partida está investindo 20mil reais no projeto.

Para a gerente de museus da SEC, Marly Pommot, os recursos poderão propiciar desejos antigos. “O museu será um espaço dinâmico, útil a sociedade. Haverá palestras e várias visitações escolares poderão ser agendadas, além do potencial turístico que cresce nesse prédio”, comentou ela ainda realçando a riqueza do acervo. “São vários os documentos, fotografias, móveis, pinturas, que irão transportar o visitante a um passado que antes só podia ser visto nos livros”, completa a gerente.

A obra de recuperação do prédio que obrigará o museu está na fase final, a parte externa está concluída, faltando apenas parte do acabamento interno. Devido o processo de proteção em que as obras do museu se encontram, todas devidamente embaladas, a montagem do museu será lenta. “É preciso higienizar cada peça e selecionar para que galeria ela irá”, disse Pommot. Mas várias surpresas estão previstas para encantar ao visitante.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/289270/visualizar/