Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 13 de Julho de 2006 às 20:40

    Imprimir


Instrumentistas e pesquisadores se encontram na terceira edição da Semana da Música, que acontece a partir do próximo dia 23 de julho, no Sesc Arsenal. São sete dias de oficinas, seminários e concertos musicais com alguns dos mais importantes profissionais dos acordes. Celso Pixinga, o guitarrista Pollaco, Thiago Espírito Santo e Sergio Figueredo, são os nomes confirmados.

Mais de dez horas diárias dedicadas à música. Uma maratona de oficinas práticas e teóricas faz parte da programação. Educação e produção musical, improviso e harmonia, além de piano, contrabaixo elétrico, bateria e guitarra, são cursos disponíveis na terceira edição do evento.

Reconhecido internacionalmente como um dos contra-baixistas mais rápidos do mundo, Celso Pixinga será uma das atrações, este ano. Vai ministrar a oficina de contra baixo elétrico. Especialista em contrabaixo de quatro cordas, Pixinga já acompanhou músicos como Ângela Rorô, Gal Costa e Mozart Mello. Já se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e Sul. No seu currículo, o contra-baixista conta com 7 vídeo-aulas, 1 contrabaixo e 1 amplificador com seu nome, 2 DVDs e a coordenação do Instituto de Baixo e Tecnologia da EM&T (Escola de Música & Tecnologia).

Também estará em Cuiabá à frente da oficina de guitarras, o carioca Rogério Couto, o Pollaco, profissional formado pelo G.I.T. (Guitar Institute of Technology), escola integrante do Musicians Institute (Los Angeles-USA) e tem como estilos de sua preferência o jazz, bossa nova e samba. Em 1990 voltou para o Rio de Janeiro onde formou-se no curso de Guitarra e Harmonia Funcional na MUSIARTE e estudou percepção musical no CIGAM (Curso Ian Guest de Aprendizado Musical).

Além das oficinas de produção, a Semana da Música traz o exercício da discussão com seminários que levantam questões do mercado fonográfico e distribuição. São atividades complementares ao curso que começam a ganhar espaço. "Depois da primeira edição do evento, sentimos a necessidade de ir além dos cursos. Nestes três anos, a Semana da Música avançou em vários sentidos. Mas músicos profissionais de vários estados do país, mais estudantes, mais concertos e agora mais seminários de discussão", aponta Bruno Cayapi, um dos coordenadores do evento.

Para ilustrar tantos cursos e debates sobre como produzir e distribuir música, ao final de cada dia, concertos musicais ganham espaço na programação. No último dia do evento, uma 'Gig' – banda formada por estudantes de diversas oficinas –, se apresenta numa pratica de conjunto sob a supervisão dos profissionais. "A Semana da Música gera uma cadeia de conhecimentos e experiências relacionados a música. O intuito é qualificar novos quadros no Estado de Mato Grosso, para que no futuro, os estudantes se tornem facilitadores em edições vindouras", declara Cayapi.

Para se inscrever

As inscrições já estão abertas e estão sendo feitas no Sesc Arsenal e Espaço Cubo (Rua Presidente Marques,240), no horário comercial. É imprescindível que o interessado leve uma cópia de seu currículo vitae, carteira de identidade e duas fotos 3x4. Cada interessado pode participar de no máximo duas oficinas distintas. São trinta vagas por oficina e cada inscrição custa R$15,00.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/289338/visualizar/