Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 13:26

    Imprimir


O livro de Arte Cáceres - Vila Maria do Paraguai -, obra organizada pela antropóloga Bernadete Durães Araújo, será lançado neste sábado (08/07), às 8h, na Cidade Universitária da Unemat, em Cáceres. Na terça-feira (11/07), o lançamento ocorre em Cuiabá, no Sesc Arsenal, às 19h30.

Neste livro, Bernadete Durães Araújo dá seqüência ao seu projeto de divulgar o patrimônio cultural material, imaterial e natural de Mato Grosso. As fotos de Ênio Araújo e Sílvio Vince Esgalha e os textos da organizadora, de Cláudio Conte e de Luiz Campos Filho revelam a rica arquitetura do casario histórico de Cáceres e a diversificada expressão da natureza, que ao longo do Rio Paraguai, forma o Pantanal Mato-grossense.

Esta publicação integra um conjunto de registros em imagens e textos que refletem a busca da organizadora em marcar tempos no ontem e no agora, levando a história para o amanhã. Em edição bilíngüe, com um projeto gráfico elaborado em uma linguagem visual limpa e suave, de forma a valorizar as imagens e a proporcionar uma leitura agradável, os autores apresentam uma relevante abordagem sobre a história, a cultura e o ecossistema da região de Cáceres, complementada com um belo ensaio fotográfico.

O livro conta com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e Cemat.

A organizadora - Natural de Montes Claros (MG), Bernadete reside no Estado de Mato Grosso desde 1982. É graduada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com especializações em Folclore Brasileiro, pelo Museu do Folclore Brasileiro de São Pulo, em Antropologia, pela UFMT, e em Gestão Cultural, pela Universidade de Cuiabá.

Trabalhou no Departamento de Arte das Revistas 4 Rodas e Playboy, da Editora Abril, e como Diretora de Comerciais e de Jornalismo na TVNX, emissora afiliada do SBT. É professora efetiva de Arte-educação no Estado, tendo exercido as funções de Coordenadora de Preservação Cultural e de Chefe da Divisão de Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, além de também atuar como Consultora de Cultura do Sebrae/MT.

Bernadete organizou os Livros de Arte CUIABÁ, Uma Janela para a História, lançado em 2000, que trata do Patrimônio Histórico de Cuiabá, e Festanças de Vila Bela da Santíssima Trindade, publicado em 2003, que enfoca as manifestações populares Dança do Congo, Dança do Chorado e Festa do Divino, e lança agora o livro CÁCERES - Vila Maria do Paraguai, que vem revelar a riqueza do Patrimônio Histórico Arquitetônico de Cáceres, os aspectos da sua cultura e as belezas naturais do Rio Paraguai e do Pantanal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290320/visualizar/