Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 09:06

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, é patrocinadora da 3a Mostra de Dança de Mato Grosso – Edição Internacional -, evento que será aberto oficialmente nesta quarta-feira (5), às 20 horas, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No palco, serão apresentados espetáculos de dança em 11 modalidades: ballet (clássico de repertório, moderno de repertório, clássico livre e moderno) dança (moderna ou contemporânea), jazz dance/modern jazz, sapateado americano, dança de rua, folclore, folclore de projeção e dança de salão. As apresentações também acontecerão no Museu do Rio e no Pantanal Shopping. A mostra prosseguirá até o próximo sábado (8). O ingresso é um kg de alimento não perecível.

“É proposta da Prefeitura de Cuiabá o intercâmbio cultural nos mais diversos segmentos: cultura, cinema, vídeo, literatura, artes plásticas, dança, siriri e cururu, hip-hop. A Mostra de Dança de Mato Grosso se consolida em Cuiabá e se mostra um dos importantes espetáculos para a dança em nível regional e nacional”, afirma o secretário municipal de Cultura, o produtor cultural Mário Olímpio Medeiros Filho. Trata-se de um evento sem caráter competitivo, promovido pela Companhia de Artes e Associados (Cidarta), com o objetivo de preservar e difundir a identidade cultural de Mato Grosso no cenário artístico nacional e internacional.

Outra finalidade é promover um intercâmbio entre os mais diversos grupos e companhias do Estado, do Brasil e do mundo. Em sua terceira edição, a Mostra de Dança de Mato Grosso trará para Cuiabá todas as manifestações e linguagens de dança, sejam elas de caráter étnico, folclórico ou acadêmico, nos mais diversos gêneros coreográficos, através de grupos, escolas, academias, artistas profissionalizados ou não, e instituições envolvidas no incentivo e desenvolvimento da dança. Na edição anterior, a Mostra de Dança de Mato Grosso contou com a participação de 450 dançarinos e convidados nacionais, sendo em sua maioria jovens estudantes apoiados através de projetos sociais, dos principais pólos mato-grossenses.

Portanto, é um evento que integra todo o Estado em um objetivo comum: valorizar a dança nos palcos promovendo cultura. Pelo menos 10 municípios, tinham participação garantida até a semana passada. A exemplo da edição anterior, este ano as apresentações acontecerão em palcos espalhados pela cidade, como o propósito de permitir que a população mato-grossense assista aos espetáculos. A 3ª Mostra de Dança de mato Grosso trará até Cuiabá grandes expressões da dança no país e no mundo.

Do Rio de Janeiro (RJ) virão Mariza Estrella e Dino Carrera, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho Brasileiro de Dança (CID) – Unesco -, além da Companhia Jovem Eu Paço de Dança e Escola Estadual de Dança “Maria Olenewa”. De São Paulo, Luiz Carlos Nogueira da Advanced da Royal Academy of Dance of London (ARAD). De Campo Grande (MS), a participação de Maria Helena Pettegngill Fernandes, da Cia Embrujos de España e da Companhia Uniderp. De Goiânia (GO), virá Gisela Vaz, delegada do Conselho Brasileiro de Dança de Goiás (CBDD-GO), diretora do Studio Dançarte e do Ballet do Estado de Goiás (AGEPEL). De Brasília (DF) a convidada é Gisèle Santoro, diretora do Ballet de Brasília. O convidado internacional é Jairo Benítez e o Elenco Estable Isabel Taboga.

Para abranger além dos palcos, a mente dos artistas e interessados, a Cidarta, Cia das Artes e Associados, irá realizar o primeiro Fórum Estadual de Dança de Mato Grosso. A reunião acontecerá na sexta-feira (7), às 10 horas, na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. No evento, será discutida uma proposta para a dança no Estado e no país. A 3ª Mostra de Dança de Mato Grosso ainda tem o incentivo do Conselho Brasileiro de Dança, Conselho Internacional de Dança – Unesco, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, da Secretaria do Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, da Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá e de empresas privadas do Estado.

Organizadores - O evento é promovido pelos professores e bailarinos Kelson Panosso e Maria Hercília Panosso. Kelson é primeiro bailarino e professor graduado pelo método da Royal Academy of Dance de Londres em Mato Grosso. Iniciou seus estudos de dança no Ballet Caroline, em Cuiabá, em 1981, aperfeiçoando-se em ballet clássico, jazz dance, sapateado americano e dança contemporânea. Estudou com professores e coreógrafos de renome internacional, dentre eles: Hector Zaraspe, Jane Blauth, Ismael Guiser, Carlos Aguero, Luis Carlos Nogueira, Ilara Lopes, Lucia Millás, Lennie Dale, Carlota Portela, Nino Giovanetti, Kiko Guarabira, Zdenik Hample, Ciro Barcelos, Jennie Barbieri, Roseli Rodrigues,Steven Harper, Marcos Silva, Kika Tap Center (SP) e outros. É diretor do Grupo Caroline, Presidente da Cidarta – Cia das Artes e Associados e Conselheiro de Estado de Cultura de Mato Grosso. Seus trabalhos contam com premiações em nível nacional e internacional.

Maria Hercília é diretora do Grupo Caroline, é vice-presidente da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) e Delegada do Conselho Brasileiro da Dança (C.I.D) - Unesco. Foi eleita por duas vezes, para o Conselho de Cultura do Estado de Mato Grosso e foi Conselheira Cultural junto à Cemat. Lançou o Fórum Cultural Mundial - Brasil 2004 em Mato Grosso e o representou posteriormente em São Paulo (2005). Foi jurada por MT, do maior Festival Folclórico do Brasil, em Parintins. Estão catalogadas em seu currículo mais de 2.000 apresentações públicas no estado, no país e em Portugal. Iniciou suas atividades de dança aos 17 anos de idade na cidade de Londrina (PR). Durante 7 anos, dirigiu uma escola de nome Petit Ballet, em Arapongas (PR), transferindo-se para Mato Grosso em 1981, onde fundou o Ballet Caroline - Centro de Educação e Artes.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290563/visualizar/