Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 05 de Julho de 2006 às 12:05

    Imprimir


O Arquivo Público de Mato Grosso inaugura nesta sexta-feira (06) a exposição “Antônio Paes de Barros – 100 anos depois”, em homenagem ao centenário da morte do ex-presidente do Estado, Totó Paes de Barros, eleito em 15 de agosto de 1903 e assassinado em seis de julho de 1906 pelas forças revolucionárias do senador Generoso Ponce Leme de Souza.

Para a advogada e bisneta de Totó Barros, Oriana Paes de Barros, “o objetivo das festividades e homenagens é trazer à tona uma história que pode e precisa ser resgatada em sua verdade e dignidade. Uma história, como escreveu Alfredo Menezes, ‘sem lados e sem donos’, mas um legado que pertence ao povo deste Estado, deste país”.

No Arquivo Público estarão expostos alguns documentos recuperados da época do governo de Totó Paes, como um processo de recurso extraordinário, em que as pessoas pediam indenização por causa do saque ocorrido em Cuiabá em decorrência do assassinato do governador, pelas forças revolucionárias. Também será exposta a máquina de escrever de Totó, fotos da Usina do Itaicy, e um exemplar original do livro publicado em 1958 por Antônio Fernandes de Souza, tirado de circulação na época. Na abertura da exposição também será descerrado o quadro a óleo do retrato de Totó Paes de Barros, além da exibição de um DVD sobre a Usina do Itaicy. “Muitas coisas deles se perderam com o tempo e com os saques da época de sua morte”, lembrou a bisneta.

“Há 50 anos não poderíamos estar fazendo isso. O ódio era muito grande contra Totó Paes. Quando ele entrou na política e quebrou um tabu das famílias tradicionais no poder político, muita gente não gostou, por que ele era de uma família forte no setor empresarial. Totó não era de família política, era de família de empreendedores natos”, afirmou Oriana. “Queremos que a exposição seja um marco do resgate da memória dele, da importância dele para a história de Mato Grosso. Gostaria que meu pai estivesse aqui para ver isso”, ressaltou Oriana.

A exposição será aberta às 9h de sexta-feira (06), no Arquivo Público de Mato Grosso. Segundo Oriana, o quadro a óleo permanecerá no órgão até que os restos mortais de Totó Paes sejam trazidos do Rio de Janeiro. Posteriormente, serem levados para o Instituto Histórico de Mato Grosso, onde ficarão expostos o quadro e os restos em uma urna.

Na quinta-feira (05), acontecerá uma solenidade religiosa e militar em homenagem aos 100 anos da morte de Totó Paes de Barros, no Campo de Instrução da 13ª Brigada do Exército, na rodovia de Chapada dos Guimarães, onde antigamente funcionava a fábrica de pólvora de Cuiabá, local onde o ex-governador foi assassinado. Lá, o Exército Brasileiro construiu em 1991 um túmulo simbólico em homenagem a Totó, de forma espontânea.





Fonte: 24horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290692/visualizar/