Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 04 de Julho de 2006 às 09:32

    Imprimir


XXII Festival de Inverno reuniu várias manifestações culturais que ajudaram a formar a história do povo mato-grossense. Nessa quarta-feira (5), mais uma delas se apresenta ao público é a Dança dos Mascarados de Poconé, no Espaço Cultural Frei Osvaldo, às 17h.

Máscaras, chapéus enfeitados com plumas espelhos e muito brilho e roupas bordadas com lantejoulas e cores fortes expressam a alegria impressa na dança dos 32 cavalheiros.

Eles se movimentam com passos fortes e graciosos, coreografia exigente sendo uma para cada música diferente. São divididas em 12 execuções cada uma com característica sua particular. A primeira denominada “Entrada ou Cavalinho”, os integrantes dançam como se fossem crianças brincando. Em outra prestam homenagem em devoção a São Benedito.

A dança é uma das mais antigas de Mato Grosso, desde 1915 a tradição dos Mascarados é passada de pai para filho. E foi concebida sob a influência dos costumes indígenas, espanhol e português.

Atualmente o grupo está organizado em grupo mirim (5 a 11 anos), adolescentes (13 a 15 anos), jovens (15 a 17 anos), adultos (17 a 20 anos) e veteranos. Somente as crianças e jovens que estão na escola podem participar do grupo.

A Dança dos Mascarados, uma das principais apresentações do dia, é muito realizada em festas tradicionais religiosas do Estado. Já se transformou em atração turística devido ao seu valor cultural para Poconé e Mato Grosso.

A programação deste dia do Festival traz ainda outras atrações interessantes como o filme de Maurício Dias “Três Chapadas e Um Balão”. Na música, o espetáculo fica sob responsabilidade de “Os Cinco Morenos”, que prometem uma apresentação com gostinho nostálgico do samba de raiz. Além das oficinas e exposições.

Confira a Programação de Quarta-feira (5)

Oficinas

Horário: 9h às 15h

Exposições

Horário 10h às 22h

Dança “Os Mascarados de Poconé”

Horário: 17h

Local: Espaço Cultural Frei Osvaldo

Cinema: “Três Chapadas e Um Balão”

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Frei Osvaldo

Música: “Os Cinco Morenos”

Horário: 20h30

Sarau

Horário: 22h

Local: Praça de Alimentação





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290905/visualizar/