Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 02 de Julho de 2006 às 12:40

    Imprimir


O papa Bento XVI lembrou hoje que, no próximo fim de semana, viajará para Valência e pediu para que o V Encontro Mundial das Famílias, que será realizado na cidade espanhola, dê frutos espirituais para todas as famílias do mundo. O Pontífice fez o pedido diante de dezenas de milhares de pessoas que assistiam, na praça São Pedro, à reza do Ângelus.

O Bispo de Roma disse que o encontro de Valência tem como lema a transmissão da fé na família e que, em muitas comunidades hoje secularizadas, "a primeira urgência para o cristão é a de renovar a fé dos adultos, para que eles possam passá-la às novas gerações".

Para o papa, o caminho de iniciação cristã das crianças e jovens pode ser a ocasião para os pais se aproximarem da Igreja e se aprofundarem cada vez mais na beleza e na verdade do Evangelho. "A família é um organismo vivo, na qual se realiza uma recíproca circulação de dons. O importante é que jamais falte a palavra de Deus, que mantém viva a chama da fé", disse o papa.

Bento XVI ressaltou que, durante o rito do batismo, o pai ou o padrinho acende uma vela do grande Círio Pascoal e que, dirigindo-se aos parentes, ele pede a eles que garantam que a criança, "iluminada por Cristo", viverá sempre como filho da luz. O gesto, para ser verdadeiro, deve ser precedido e acompanhado do compromisso dos pais de se aprofundar na própria fé, acrescentou o papa.

Bento XVI lembrou que o encontro da Espanha é o quinto a ser realizado. O primeiro foi em Roma em 1994, por ocasião do Ano Internacional da Família, promovido pelas Nações Unidas. Na época, João Paulo II escreveu um "longo e apaixonado" discurso sobre a família, que marcou o início do encontro. O segundo encontro foi no Rio de Janeiro, o terceiro em Roma - por ocasião do jubileu do ano 2000 - e o terceiro em Manila, nas Filipinas, em 2004, encontro este em que João Paulo II não pôde comparecer por motivos de saúde.

Bento XVI pediu hoje à Virgem Maria para que a reunião de Valência dê "frutos espirituais" e também pediu que todas as famílias do mundo "sejam autênticas comunidades de amor, nas quais a chama da fé se transmita de geração para geração". Concluído o Ângelus, o papa cumprimentou os fiéis em vários idiomas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291254/visualizar/