Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 01 de Julho de 2006 às 07:49

    Imprimir


Dentro em pouco mais de 90 dias, Cuiabá terá um dos maiores e mais importantes ginásios para a prática de artes marciais do país. Palácio das Artes Marciais de Cuiabá é o nome provisório do futuro espaço para competições, apresentações, treinamentos e escolinhas desportivas de judô, karatê-do tradicional, karatê oficial, taekwondo, jiu-jitsu e kung fu. A obra é executada pela Prefeitura de Cuiabá com recursos do Governo Federal. Os recursos são oriundos do Instituto Nacional do Desenvolvimento do Esporte (INDESP), órgão subordinado ao Ministério do Desporto. O ginásio compõe o Centro Educacional Esportivo, junto com outro ginásio poliesportivo, um campo de futebol e uma piscina. Os recursos atualizados são na ordem de R$ 2,5 milhões.

Quando a obra estiver concluída, a destinação de um ginásio exclusivamente para a prática de artes marciais será mais uma promessa cumprida pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, feita às federações dessas categorias em Mato Grosso. Segundo o diretor de Desporto e Lazer da Smedel (Didel), Pedro Sinohara, a proposta da Prefeitura de Cuiabá é que o Palácio das Artes Marciais seja gerenciado por um fórum constituído pelas federações de artes marciais. Conforme Sinohara, a contrapartida desse fórum de entidades será a oferta de escolinhas de treinamento desportivo gratuitas para a comunidade cuiabana. Além disso, caberá ao comitê o gerenciamento daquele espaço público de porte médio, que tem a capacidade para um público estimado em mil pessoas.

O futuro Palácio das Artes Marciais está localizado na Avenida Ranulfo Paes de Barros, quase esquina com a Agrícola Paes de Barros, próximo ao Estádio “Governador José Fragelli”, o “Verdão, no bairro homônimo. O diretor-técnico da Federação de Karatê-do Tradicional de Mato Grosso, o professor José Humberto Souza, classifica a iniciativa como inédita no Estado e uma das pioneiras em nível de Brasil. Além de representar no primeiro espaço próprio para a prática de artes marciais no Estado, o palácio promete acabar de vez com a falta de um local exclusivo para competições e treinamentos. Segundo José Humberto, as artes marciais são um conjunto de modalidades que atraem cada vez mais crianças, jovens e adultos.

“Hoje, atletas e dirigentes levam uma vida de nômades. As apresentações e competições ligadas às artes marciais sempre acontecem em locais diferentes puramente por falta de opção. Há muito trabalho para organização desses eventos, como a montagem do tatame, por causa da estrutura que eles necessitam”, avalia o dirigente. Sinohara explica que a parceria será firmada após a conclusão da obra. Entretanto, as federações aguardam com expectativa e otimismo a oficialização da parceria. Depois que a obra for entregue, caberá ao fórum de entidades de artes marciais promover a adaptação do prédio para essas atividades, uma vez que em seu projeto original o ginásio não foi concebido para tal finalidade.

“Existe uma normatização do ambiente para a prática das artes marciais. A iluminação é um aspecto a ser considerado, devendo ser especial. A colocação de gradil dividindo o público dos atletas é uma necessidade. Já que será um espaço fixo, o sistema de som deverá ser compatível para eventos dessa natureza. Também pretendemos criar uma sala de informática e adaptar um alojamento de pequeno porte. Então, todos esses aspectos serão considerados na hora de fazer os ajustes necessários. Afinal de contas, as artes marciais não são apenas um esporte, mas um instrumento educacional”, disse José Humberto.

O presidente da Federação Mato-grossense de Judô, Fernando Moimáz, afirma que a iniciativa representa num pontapé inicial para o fortalecimento das artes marciais e um exemplo da prefeitura a ser seguido pelas federações. “As artes marciais nunca tiveram um espaço próprio. Temos a confiança que o palácio deve marcar uma nova etapa do esporte. Algumas modalidades já se popularizaram e vai se popularizar ainda mais, porque o ginásio abrirá essa possibilidade. Até porque a intenção é fazer com que aqui (no ginásio) funcionem projetos para crianças e adultos, aberto à comunidade. Queremos trazer a população para as atividades do palácio. Para o judô isso é um grande passo. É uma luz que a gente vê e por onde a gente passa, no interior do Estado, a gente fala da iniciativa positiva da prefeitura de Cuiabá”, analisou.

José Humberto reforça que as artes marciais ajudam a projetar Mato Grosso no cenário desportivo nacional. “É um anseio das federações e das artes marciais em Mato Grosso, responsáveis por bons resultados em competições fora do Estado. Em cada modalidade, há muitos praticantes. Às vezes, em uma única escola há até 400 praticantes. Temos condições de chegarmos a uma situação como a do Estado do Paraná, que tem 25 mil praticantes de karatê tradicional, num projeto desenvolvido pelo governo do Estado com municípios paranaenses”, informa. De acordo com o diretor-técnico, em Cuiabá federações e praticantes das artes marciais podem se sentir privilegiados, em virtude de que são poucas áreas no país como o futuro Palácio das Artes Marciais de Cuiabá.

“Esta área possui dimensões adequadas tanto para público como para a prática das artes marciais para eventos oficiais e nacionais. Temos condições até de alojar atletas para grandes eventos. O local é de fácil acesso. As pessoas também vão poder saber, a partir de eventos continuados, da agenda anual de atividades das artes marciais no Estado e assim conhecerem o calendário anual das federações para atividades coletivas ou de cada modalidade que compõem as artes marciais”, reforça José Humberto. No Brasil, há espaços próprios para a prática das artes marciais na cidade de Campinas de Goiás, Florianópolis (SC) e São Paulo.

“O prefeito Wilson Santos estará proporcionando aos praticantes das artes marciais as melhores condições possíveis para conhecer as modalidades. Com isto, será possível produzir os melhores resultados para o nosso Município, Estado e até País. Mais do que descobrir talentos, o objetivo dessa proposta é oportunizar às crianças e aos adolescentes de baixa renda a prática de qualquer uma dessas artes marciais gratuitamente, uma oportunidade para todos. Com esta atitude as artes marciais estão em festa e agradecidos com o gesto do prefeito”, disse Sinohara. Está prevista para a inauguração do Palácio das Artes Marciais uma grande festa, com apresentações de todas as modalidades, e presença de personalidades do cenário nacional nestas modalidades no esporte, como o campeão olímpico e mundial de judô, Aurélio Miguel, dentre outros.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291497/visualizar/