Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 30 de Junho de 2006 às 14:01

    Imprimir


Alemanha e Argentina fizeram, nesta sexta-feira, o primeiro duelo de campeões da atual edição da Copa do Mundo. Após 120 minutos de muita marcação e 1 a 1 no placar, os alemães venceram a disputa de pênaltis por 4 a 2 e sobreviveram às quartas-de-final, em Berlim.

Primeira equipe classificada às semifinais, a Alemanha aguarda o vencedor do confronto entre Itália e Ucrânia. As duas seleções entram em campo ainda nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), em Hannover.

No primeiro tempo, as equipes se mostraram mais preocupadas em impedir os avanços adversários do que em criar. A posse de bola foi da Argentina, que tinha Lucho González e Tevez como novidades em sua escalação, mas a melhor chance foi do alemão Michael Ballack.

No início da etapa final, no entanto, os comandados de José Pekerman furaram o bloqueio adversário em cobrança de escanteio. Aos 4min, Riquelme levantou da direita, e Ayala subiu mais que Klose para cabecear forte e abrir o placar.

Atrás no marcador, a Alemanha teve de partir para cima em busca do empate e abrir espaço para os contra-ataques. Depois de se safar de algumas chegadas do adversário, o time de Jürgen Klinsmann chegou ao empate em cabeçada de Klose, aos 35min.

Como Pekerman tinha recuado a Argentina, trocando o armador Riquelme pelo cabeça-de-área Cambiasso, e não tinha mais alterações a fazer, o time foi para a prorrogação sem um organizador de jogadas. Assim, o tempo extra foi de muita marcação e pouca criação.

Assim, a partida foi mesmo decidida nos tiros da marca penal. Na disputa, a equipe anfitriã foi mais eficiente e conseguiu a sobrevivência no Mundial, provocando festa no Estádio Olímpico de Berlim.

O jogo

A partida começou muito movimentada no Estádio Olímpico. A marcação forte e as disputas no meio-campo foram a tônica do primeiro tempo, e o alemão Lukas Podolski levou cartão amarelo logo aos 3min por entrada em Javier Mascherano.

O jogo era corrido, mas as equipes tinham dificuldades para criar boas oportunidades de gol. Quem esteve mais perto da rede na etapa inicial foi a Alemanha. Aos 15min, Ballack recebeu cruzamento de Schneider e cabeceou à esquerda.

A Argentina anulava bem as principais armas do adversário. O lateral-esquerdo Philipp Lahm era sempre seguido de perto por Maxi Rodríguez, e Miroslav Klose pouco tocava na bola, perdido entre os zagueiros Ayala e Heinze.

Embora a equipe alviceleste tivesse o domínio da posse de bola, esbarrava nas linhas de marcação alemã sempre que tentava penetrar na zaga adversária. Maxi Rodríguez e Tevez se movimentavam bastante, enquanto Lucho González e Riquelme erravam muitos passes.

Na etapa final, a Argentina conseguiu rapidamente furar o bloqueio alemão em uma bola parada. Aos 4min, Riquelme cobrou escanteio da direita, e Ayala subiu mais que Klose para cabecear forte e abrir a contagem.

Com o gol, os alemães tiveram que finalmente sair para o jogo. Klinsmann resolveu trocar Schneider pelo ponta David Odonkor, e abriu espaço para os contra-ataques. Aos 9min, Tevez armou investida rápida ao ataque, e Lucho González teve o chute bloqueado.

Sem grande criatividade, a Alemanha passou a assustar nas bolas paradas. Aos 16min, Schweinsteiger cobrou escanteio da direita, e os donos da casa reclamaram pênalti em Ballack, que foi puxado por Ayala na jogada.

Três minutos depois, os comandados de Klinsmann estiveram perto do empate em nova cobrança de escanteio de Schweinsteiger. Abbondanzieri saiu muito mal, e Ballack ficou com a sobra, mas Ayala conseguiu afastar.

O goleiro argentino se machucou no lance e deu lugar a Leo Franco. Na seqüência, José Pekerman resolveu trancar o meio-campo argentino, trocando o armador Riquelme pelo cabeça-de-área Esteban Cambiasso. Na Alemanha, Schweinteiger deu lugar a Tim Borowski.

Aos 27min, a seleção sul-americana esteve perto de matar o jogo. Tevez aproveitou erro na saída de bola alemã, cortou para o meio e rolou para Maxi Rodríguez. Livre, o camisa 18 bateu na rede pelo lado de fora.

Como não conseguiu definir o triunfo, a Argentina foi castigada. Aos 35min, Ballack cruzou da esquerda e Borowski desviou de cabeça. Apagado até então, Klose cabeceou no canto direito de Leo Franco e levou o jogo para a prorrogação.

Desempate

Como Pekerman havia gastado todas as alterações a que tem direito para recuar a Argentina, a equipe não mostrava força para assustar a Alemanha. Assim, a maior emoção do primeiro tempo foi o entrevero entre Ballack e Ayala.

Nos 15 minutos finais, o cansaço das seleções ficou mais evidente, e o jogo ficou mais aberto. Mesmo assim, os goleiros não foram muito acionados, e o placar de 1 a 1 foi mantido ao fim dos 120 minutos.

Na disputa de tiros da marca penal, os donos da casa foram mais eficientes. Com o placar de 4 a 2, desempataram a partida e se credenciaram a enfrentar Itália ou Ucrânia nas semifinais.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291612/visualizar/