Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 19:40

    Imprimir


Dando continuidade a Temporada 2006 de concertos sinfônicos, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) se apresenta no próximo domingo, 02, às 20h, no XXII Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Vale ressaltar que a entrada é franca.

Com um repertório especialmente pensado para um concerto ao ar livre, a Sinfônica da UFMT levará ao palco 50 músicos entre titulares, bolsistas, estudantes e convidados. "Para esse tipo de apresentação, o cuidado com o programa é fundamental para o entendimento do que escreveu o compositor", explica o maestro Fabricio Carvalho, acrescentando que OSUFMT tem experiência neste tipo de espetáculo.

O maestro ressalta ainda, que para este concerto, a Orquestra contará com a participação de músicos que integram importantes orquestras de São Paulo, entre elas a Sinfônica Municipal de Campinas e Sinfônica da Universidade de Campinas (Unicamp). Entre eles destacam-se José Eduardo D´Almeida e Lara Monteiro, spallas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; Paulo Brito e Kátia Kato, spalla e oboísta, respectivamente, da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Além de estudantes e bolsistas da UFMT, que farão sua estréia em concertos.

Na programação, obras dos grandes mestres das músicas erudita, brasileira de concerto e também popular. A Sinfônica executa pela primeira vez em Chapada a famosa "5º Sinfonia de Beethoven" e seguirá o programa com "Batuque", do brasileiro Lorenzo Fernandez; "Suíte Monette" do pernambucano Duda - que terá como solistas os líderes de naipe da OSUFMT Benedito Fausto e Jorival Moraes -; "Andalucia", do cubano Ernesto Lecuona e o poema sinfônico "Finlândia", de Sibelius.

Em homenagem a Mozart, que neste ano completa 250 anos de nascimento, será executada uma de suas obras mais famosas "Eine Kleine Nachtmusik", ou "Uma pequena serenata noturna", como é mais conhecida. O programa se encerra com "Carinhoso", de Pixinguinha, um clássico da música popular brasileira e que sempre conta com a participação especial da platéia.

A regência da Orquestra Sinfônica da UFMT fica a cargo do diretor artístico e regente titular Fabricio Carvalho, que depois de uma temporada regendo em São Paulo volta a se encontrar com o público mato-grossense.

OSUFMT: desde sua criação, há 30 anos, a Orquestra da UFMT desenvolveu, entre outros projetos, os de popularização e disseminação da música erudita. O mais recente e conhecido foi o projeto "Divina Música" que levou não só a Orquestra, mas também o Coral UFMT a diversos bairros de Cuiabá e municípios do Estado de Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291758/visualizar/