Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 11:16

    Imprimir


A Fifa deu aval ontem à tietagem do árbitro eslovaco Lubos Michel a Ronaldo. O juiz de Brasil x Gana pediu a camisa do atacante, fato confirmado pela assessoria de imprensa do jogador. O brasileiro, porém, não atendeu à solicitação. Já havia prometido a peça ao número 5 ganense, John Mensah, que deu a sua para Ronaldo.

A lebre fora levantada logo após a partida por integrantes da delegação de Gana. Ao criticar o juiz, disseram ter visto o árbitro pedir a 9 brasileira.

Michel errou para os dois lados, mas a falha maior foi validar o gol de Adriano, impedido.

De acordo com a Fifa, a atitude do juiz não é irregular nem antiética. Segundo Andreas Heren, porta-voz da entidade, alguns árbitros pedem as camisas de jogadores após os jogos "por respeito e admiração".

Ele relatou não ter localizado Michel ontem, mas afirmou que o juiz "não fez nada de errado e vai continuar a apitar na Copa". Nas quartas-de-final, atua em Alemanha x Argentina.

Após o jogo, o porta-voz da federação de futebol de Gana, Ransford Abbey, afirmou que, no último escanteio da partida, o árbitro se aproximou de Ronaldo, segurou a camisa do atacante e lhe falou algo.

A assessoria de Ronaldo informou ontem que, se o jogador não tivesse prometido uma troca com o atleta ganense, teria atendido ao pedido. Disse que o atacante não viu nada de errado na atitude de Michel. E que essa não foi a primeira vez que um juiz quis a camisa de Ronaldo para guardar de lembrança.

A CBF deu duas versões para a história. Primeiro, informou que Ronaldo não sabia se Michel havia pedido a camisa por não compreender o que ele lhe falou. Em um segundo contato com a reportagem, informou que o juiz não fez o pedido.

O episódio gerou preocupação na CBF. A entidade teme que o Brasil seja prejudicado pela atitude do eslovaco nos próximos jogos. Em tese, num lance duvidoso, os árbitros optariam por favorecer os adversários, numa forma de mostrar que não há proteção ao Brasil.

Mas existe também temor de que o episódio respingue no presidente da CBF. Ricardo Teixeira é membro do Comitê de Arbitragem da Fifa.

Anteontem, o técnico de Gana, Ratomir Dujkovic, insinuou haver favorecimento ao rival. Disse que os atletas de Carlos Alberto Parreira são intocáveis, alegando que o juiz sempre marcava faltas a favor do Brasil.

E foi só a CBF que demonstrou constrangimento com o desejo manifestado por Michel.

"Um desejo desses é normal. Todo mundo pede as coisas para o Ronaldo. Um goleiro da seleção da Bolívia, uma vez, pediu para tirar uma foto com ele no meio do jogo", disse o empresário do jogador, Fabiano Farah.

Fã de Ronaldo, Michel já trabalhou antes em partidas do Brasil. Apitou a final da Copa das Confederações, também na Alemanha, em 2005. Na ocasião, o Brasil derrotou a Argentina por 4 a 1.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291838/visualizar/