Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 09:41

    Imprimir


A China pediu nesta quinta-feira ao Irã que dê uma "resposta rápida" à proposta dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha para resolver a crise provocada pelo programa nuclear iraniano.

"Esperamos que o Irã reconheça as preocupações da comunidade internacional e responda à proposta logo", disse hoje em entrevista coletiva Jiang Yu, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês.

Ele também pediu que os outros autores da proposta "mantenham a paciência e a contenção" a fim de "criar as condições favoráveis para a volta das negociações". "A solução diplomática continua sendo a alternativa correta para todas as partes implicadas", insistiu.

A porta-voz chinesa ressaltou que os países que assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear têm direito a usar a energia nuclear pacificamente. Mas também devem cumprir "obrigações e compromissos".

"Esperamos que o Irã continue cooperando com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)", acrescentou.

O secretário-geral do Conselho Supremo da Segurança Nacional iraniano, Ali Larijani, afirmou ontem que a proposta representava uma nova via para resolver a crise nuclear, sem no entanto marcar uma data para a resposta iraniana.

O pacote de incentivos proposto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e pela Alemanha foi apresentado ao Irã dia 6 de junho pelo Alto Representante da União Européia para Política Externa, Javier Solana.

Solana vai ao Irã no início de julho. Ele espera receber "os esclarecimentos e a resposta" à iniciativa, pela qual o programa de enriquecimento de urânio deve ser suspenso como condição para iniciar as negociações.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291858/visualizar/