Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 27 de Junho de 2006 às 08:18

    Imprimir


A Delegação Brasileira de Judô Paraolímpico segue, nesta terça-feira, 27, para Brommat, na França, onde disputará, entre os dias 29 de junho a 3 de julho, o Campeonato Mundial de Judô* para Cegos da International Blind Sports Federation-IBSA. Os doze judocas buscam uma vaga para as Paraolimpíadas de Pequim, em 2008.

A equipe, convocada pela Confederação Brasileira de Desportos para Cegos – CBDC, é integrada por sete homens e quatro mulheres. Na competição, mais de 200 judocas cegos e com deficiência visual, de mais de 40 nacionalidades diferentes, disputarão o título de Campeão Mundial 2006.

O Campeonato Mundial da França contará pontos para o ranking mundial que assegurará vagas para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que ocorrerão logo depois dos Jogos Olímpicos, em 2008. Os Jogos Mundiais IBSA – Brasil 2007** e os campeonatos continentais (no caso brasileiro, o Parapan – Rio 2007) também contam pontos para a somatória do ranking.

Um dos grandes destaques da seleção que competirá o Mundial é o tricampeão paraolímpico, Antônio Tenório (RJ), que conquistou ouro nos Jogos Paraolímpicos de Atlanta, Sydney e Atenas. Tenório é considerado o grande fenômeno dos tatames e vem disseminando seus feitos entre os judocas brasileiros como Eduardo Paes (RJ), que conquistou a prata nos Jogos de Atenas e os destaques femininos, que na estréia da categoria, na Paraolimpíada de Atenas, conquistaram as medalhas de prata (Karla Cardoso - RJ) e bronze (Daniele Bernardes - SP).

O judô é a única arte marcial disputada nos Jogos Paraolímpicos. Atletas cegos e deficientes visuais lutam segundo as mesmas regras da Federação Internacional de Judô-IJF, com pequenas adaptações. Assim como no olímpico, o judô paraolímpico também se destaca como uma das modalidades que mais conquista títulos para o Brasil. Nos últimos Jogos Paraolímpicos, em Atenas, o esporte conquistou a posição de 5º melhor do mundo.

O embarque dos judocas será pelo vôo TP 154, com saída de Recife, do Aeroporto Internacional do Recife está marcado para 19h55, com chegada a Paris às 9h, de onde seguem para Brommat.

A delegação é constituída pelos coordenadores Walter Russo Jr. (RJ) e Carmelino Vieira de Souza (RJ); pelo técnico Jucinei Costa (RJ), pelo auxiliar técnico Ricardo Batista (PR), pelo médico Hésojy Silva (SP), pelo apoio feminino e interprete Mariana Mello (RJ) e pelos atletas atletas – até 60kg, Helder Araújo (SP); 66 kg, Magno Marques (SP); 73 kg, Wanderson Porfírio (SP); 81kg, Alessandro Oliveira (SP); 90kg, Divino Dinato (GO); 100kg, Antônio Tenório (RJ) e +100kg, Alexandre Silva (RN). A equipe feminina é representada pelas atletas Karla Cardoso (RJ); 52kg, Michelle Ferreira (MS); 57kg, Danielle Bernardes (SP); 63kg, Regina Dornelas (MG) e acima dos 78kg, Lourdes Souza (RJ). Além desses, o Brasil ainda terá o árbitro Jefferson Vieira (RJ) atuando na competição.

*Judô Paraolímpico: Atletas cegos ou deficientes visuais lutam segundo as mesmas regras de competição da Federação Internacional de Judô-IJF. A deficiência faz com que os judocas agucem sua sensibilidade, instinto, tato e senso de equilíbrio. Poucos aspectos diferem as competições do judô paraolímpico dos outros eventos de alto nível da modalidade. São eles: a interrupção da luta quando os oponentes perdem o contato e não há punições para quem sai da área de combate. Judocas das três categorias oftalmológicas, B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem), lutam entre si e o atleta cego (B1) é identificado com um círculo vermelho em cada ombro do quimono. A modalidade se tornou paraolímpica em Seul, 1988. A estréia das mulheres foi feita em 2004, nos Jogos de Atenas.

** Os III Jogos Mundiais da IBSA serão realizados pela CBDC e pela International Blind Sports Federation-IBSA, no Brasil, no ano de 2007, na cidade de São Caetano do Sul e em São Paulo. Essa competição contará com a participação de mais de 2 mil atletas de 70 países de todo o mundo e será classificatória para os Jogos Paraolímpicos de Pequim.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292307/visualizar/