Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 11:17

    Imprimir


A Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em São Paulo, será o espaço que reunirá hoje (23), na Casa das Armas Brancas, a partir das 9 horas, os participantes da I Reunião Ordinária do Fórum Paulista dos Comitês de Bacias Hidrográficas – 2006 para debate.

Durante todo o dia, no auditório do prédio da Administração, haverá uma oficina de Documentação Participativa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), voltada para 120 trabalhadores rurais de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo que integram o programa.

A agricultura familiar é responsável por 40% da produção nacional, gerando 77% dos empregos do campo. Mas a comercialização dos pequenos agricultores é difícil. Através desse programa, estimula-se a venda em cooperativas e associações, com a compra, pela Conab, da produção com preço de mercado e a entrega desses produtos a entidades filantrópicas atendidas pelo programa Fome Zero (creches, escolas, APAEs, asilos, hospitais e outras instituições).

Cada família, inscrita no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pode receber até R$ 2.500,00 ao ano, através da cooperativa, ou associação. No litoral, o PAA atende a pescadores artesanais e os produtos agroecológicos são comprados por 30% do valor dos produtos tradicionais.

O PAA tem como grande mérito eliminar o atravessador. Tem como parceiros o Sesc Mesa, o Sebrae, o CATI, o Ceasa Campinas e organizações não governamentais. Essa oficina, da Região Sudeste, encerra as plenárias regionais. Uma plenária nacional será realizada em Brasília, para avaliar o impacto do PAA na agricultura familiar e na pesca artesanal do país.

A Cooperativa Agrícola Filadélfia (Coagrofil), que representa parte do Assentamento Ipanema, foi a primeira associação de trabalhadores rurais a assinar contrato com o PAA no Estado de São Paulo, comercializando neste programa desde 2003.

A oficina contará com as presenças do presidente da Conab Jacinto Ferreira, do diretor Administrativo e Financeiro José Carlos de Andrade e do diretor de Gestão Empresarial Silvio Isopo Porto. Além disso, haverá também no espaço da Flona de Ipanema procissão hoje (23), a partir das 19h30, que sairá da Capela de São João até as margens da Represa Hedberg. No sábado (24), Dia de São João, haverá procissão de tochas a partir das 19 horas. Além disso, haverá missa, fogueira e confraternização dos participantes.





Fonte: Ibama

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293101/visualizar/