Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Junho de 2006 às 14:47

    Imprimir


Os planos de desenvolvimento sustentável regional dos pólos Pantanal, Cerrado e Amazônia estão sendo apresentados hoje no seminário de regionalização, que conta a participação de representantes de vinte dois municípios. O evento está sendo realizado no Hotel Paiaguás, em Cuiabá.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliviera Assis, destacou na palestra de abertura do seminário que pela primeira vez Mato Grosso tem um planejamento estratégico para o Turismo. “Hoje podemos avaliar a evolução do trabalho com resultados porque existe um planejamento em cada pólo”, afirma Yêda Assis. Foram feitos levantamentos de informações socioeconômicas e ambientais para elaboração de um diagnóstico do turismo e também um plano de trabalho para o setor.

O trabalho foi elaborado pela consultora Ana Brígida Cardoso que apresentou nos planos os atrativos turísticos de cada município, bem como a atual situação de infra-estrutura como estradas, hotéis, restaurantes, sistema de abastecimento e comunicação na região.

Com base no levantamento geral foi elaborada uma proposta de plano de desenvolvimento para os pólos, assim como roteiros integrados e modelos de gestão. “ Estamos em um momento de discussão onde os municípios estão conhecendo o trabalho e devem fazer complementações e correções necessárias”, explica a consultora. Como âncora do desenvolvimento o turismo traça um planejamento territorial para atuação como uma atividade de geração de emprego e renda.

A técnica de turismo Claudete Costa, representante de Santo Antônio de Leverger , ressalta que “agora tem um direcionamento para o município de trabalhar de forma organizada sabendo o seu nicho de mercado”.

O trabalho realizado pela Secretaria de Turismo também foi elogiado pelo secretário de Guarantã do Norte, Valdemir Aranã, que participou de várias reuniões

para o início do planejamento do setor no nortão do Estado. O procurador do município de Aripuanã, Mauricio Magalhães, que também é turismólogo, concorda que podem ser constatados resultados do trabalho implantado pelo Governo do Estado. “Acho importante estar planejando e dividindo as estratégias, porque não são todos os Estados que estão trabalhando em conjunto com os municípios”.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293636/visualizar/