Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 20 de Junho de 2006 às 13:23
Por: Jaime Neto

    Imprimir


As direções do PT e do PMDB se reuniram pela primeira vez oficialmente na manhã desta terça-feira (20) no Hotel Paiaguás centro de Cuiabá. As principais lideranças das duas legendas deram a entender que está mais próximo um entendimento visando às eleições deste ano.

A reunião foi classificada de “preliminar” e nada de concreto ainda foi tirado. Um outro encontro foi agendado para a próxima sexta-feira à tarde. “Temos mais pontos convergentes hoje com o PT do que com outras agremiações”, resumiu Elarmim Miranda integrante da comissão eleitoral do PMDB e único do partido escalado para falar com a imprensa.

A senadora Serys Slhessarenko – pré-candidata do PT ao governo, considerou o encontro como “frutífero”. Disse que estes dez dias que antecedem ao prazo final das convenções muita costura política será feita. O PT realiza sua convenção no dia 30 e o PMDB no dia 29.

De certo mesmo é que dificilmente um acerto será oficializado na sexta. O PMDB não descarta um apoio à reeleição do governador Blairo Maggi (PPS). O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, é o mais entusiasta deste projeto. Ontem, o presidente regional do PPS, Percival Muniz, confirmou que vai agendar um encontro com os peemedebistas. Nesta composição, o PMDB poderia indicar a vaga de vice de Blairo.

Senado

Nos bastidores, o que se comenta é que a candidatura ao Senado Federal poderá ser o fiel da balança. Algumas lideranças entendem que se o deputado federal Carlos Abicalil for o candidato ao Senado na chapa da senadora Serys, este fato, por si, aproximaria ainda mais petistas do PMDB.

Abicalil é hoje considerado homem de inteira confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na crise, em nenhum momento vacilou em estar ao lado e defendendo o Palácio do Planalto. A candidatura de Abicalil ao Senado faria Lula -- líder em todas as pesquisa para presidente, prestar mais atenção nas eleições em Mato Grosso, fato considerado positivo pelos peemedebistas.

Por outro lado, Abicalil poderia ser o elo entre Lula e Maggi. Embora difícil, esta composição não está descartada. O governador declarou na semana passada, após encontro com Lula em Brasília, que dependendo das conversações poderia apoiá-lo. Ontem, Percival manteve o discurso. O parlamentar petista mantém boas relações com Maggi intensificadas na última eleição a Prefeitura de Cuiabá.

Neste cenário, PMDB poderia indicar o vice de Maggi e o PT lançaria Abicalil para senador. O maior entrave é o PFL aliado desde 2002 de Maggi e que não abre mão da candidatura do ex-prefeito Jaime Campos ao Senado.

Presentes

Na reunião desta manhã, estiveram presentes os peemedebistas, Silval Barbosa (deputado e presidente da AL), Zé Carlos do Pátio (deputado estadual), Teté Bezerra (deputada federal), Carlos Bezerra (ex-senador) e Nico Baracat (vice-prefeito de Várzea Grande).

Pelo PT, além de Serys estiveram presentes, Carlos Abicalil (deputado federal), Vera Araújo e Ságuas Moraes (deputados estaduais) e o primeiro secretário, Alexandre Cesar.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293648/visualizar/