Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 19 de Junho de 2006 às 10:04

    Imprimir


Aumentar o número de participantes em pelo menos 50% e obter uma medalha são os dois principais objetivo da coordenação estadual do Mato Grosso da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), cuja oitava edição será realizada no segundo semestre deste ano em todo o país. É a quarta vez que o estado participa da OBF, sempre com um número crescente de participantes. No ano passado, foram 1.529 alunos de 84 escolas de ensino médio. No total, Mato Grosso tem 502 escolas de ensino médio, nas quais estão matriculados 151.359 alunos.

Para o coordenador estadual da OBF em Mato Grosso, Alberto Sebastião de Arruda, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, a motivação dos alunos para participarem do evento é pessoal. “Eles querem ganhar o mundo e mostrar o talento”, explica. Seja como for, a OBF traz benefícios para quem participa dela. “Os alunos sempre encontram problemas nos quais eles ainda não tinham pensado”, diz Arruda. “Assim eles podem fazer uma autocrítica em relação aos seus conhecimentos.”

A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.

As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da OBF, poderão ser feitas até o dia 15 de julho. Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos quiserem de suas escolas, para a primeira fase da OBF, cujas provas ocorrerão no dia 12 de agosto. O prazo para a inscrição dos alunos vai até 9 de agosto. Em 2005, participaram 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para 80 mil.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293856/visualizar/