Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Junho de 2006 às 09:25

    Imprimir


Até a safra 2008/09, a Fundação MT espera colocar à disposição dos produtores rurais uma variedade de soja resistente à ferrugem asiática, conforme revela o pesquisador do Programa de Proteção de Plantas, Fabiano Victor Siqueri. Segundo ele, a previsão foi feita de acordo com o ritmo de seleção de variedades resistentes à doença, uma vez que a cada cruzamento o gene é melhorado.

De acordo com o pesquisador, ainda não é possível saber a quantidade de sementes geneticamente modificadas que será ofertada para a primeira safra de soja resistente à ferrugem asiática. Ele acredita que provavelmente a demanda será grande, especialmente em função dos altos custos com fungicidas para combater a ferrugem, que são necessários na atual safra.

Outro problema enfrentado pelos agricultores na opinião de Siqueri é a velocidade de propagação da doença. Se não for combatida, dentro de 15 dias o quadro pode ficar irreversível, culminando em perdas de 70% a 80% da produção. Para se alcançar bons resultados no combate à ferrugem asiática a palavra de ordem é a aplicação preventiva de fungicidas.

O ideal, de acordo com Siqueri, é não esperar a doença aparecer para pulverizar a lavoura, espacialmente porque no Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul a ocorrência da doença é quase certa. Outro pilar no combate à doença é garantir a qualidade da aplicação do fungicida, no momento e mediante condições climáticas adequadas.

Em terceiro lugar é importante escolher um fungicida eficiente entre as cerca de 27 marcas registradas junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “Sem esses três pilares o agricultor não conseguirá sucesso no controle da ferrugem”, declara.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293871/visualizar/