Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Junho de 2006 às 16:15

    Imprimir


O presidente eleito no Peru, Alan García, que assumirá seu cargo no próximo dia 28 de julho por um período de cinco anos, tem 69% de aprovação, segundo uma pesquisa de opinião publicada neste domingo pelo jornal El Comercio.

Na pesquisa, 43% dos entrevistados pela empresa Apoyo, Opinión y Mercado disse que votou em García no segundo turno presidencial de 4 de junho devido porque considerou o candidato "o mal menor" contra o nacionalista Ollanta Humala.

Outros 55% das 487 pessoas entrevistadas em Lima entre 14 e 16 de junho passado expressou que confia no dirigente do Partido Aprista Peruano (PAP), que governou o Peru entre 1985 e 1990, e semelhante proporção acredita que sua vitória nas urnas terá efeito positivo para o Peru.

Outros 41% consideraram que García, criticado por sua gestão anterior que deixou, entre outros, uma inflação acumulada de mais de 7.000%, já aprendeu com os erros do passado e fará um governo melhor.

A pesquisa divulgada pelo El Comercio revelou que a maior preocupação dos entrevistados não é a gestão responsável da economia, mas a eventual monopolização dos militantes apristas dos cargos no setor público.

Segundo a pesquisa, 85% dos peruanos estão a favor de que o primeiro-ministro do Governo de García seja independente, enquanto 55% acreditam que Alan García convocará os profissionais mais capacitados para os diferentes cargos do Estado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293990/visualizar/