Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Junho de 2006 às 07:20

    Imprimir


Um foguete russo-ucraniano Zenit-3SL, lançado hoje de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico, pôs em órbita o satélite de telecomunicações americano Galaxy-16, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais russo.

"O satélite foi colocado na órbita programada, e seu controle foi transferido a seus proprietários. O lançamento, que transcorreu sem contratempos, esteve a cargo da corporação internacional Sea Launch", disse um porta-voz do centro à agência "Interfax".

O porta-voz acrescentou que o lançamento foi efetuado da zona equatorial do Pacífico (154 graus de longitude ocidental) às 4h50 de Brasília.

O satélite Galaxy-16, de 4.640 toneladas e propriedade da operadora americana PanAmSat, servirá para telecomunicações nos Estados Unidos, México e Canadá, e está programado para ter uma vida útil de pelo menos 15 anos.

O Galaxy-16, que substituiu o obsoleto Galaxy-4R e cujo lançamento foi atrasado em um dia, é o quarto satélite da PanAmSat cuja colocação em órbita foi feita pela Sea Launch.

Este consórcio internacional foi criado em 1995 pela americana Boeing, pela russa Energia, pela sociedade britânico-norueguesa Kvaerner Group e pelas ucranianas Yuzhnoye e Yuzhmash.

O lançamento do Galaxy-16 é o terceiro dos seis que a Sea Launch tem programado para este ano e 21º desde o início do projeto, em 1999.

O consórcio dispõe de foguetes portadores Zenit, que partem da plataforma flutuante Odyssey sob controle da embarcação de comando "Sea Launch Commander". Os lançamentos da zona equatorial lhe permitem colocar em órbita satélites de grande peso.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294093/visualizar/