Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 17 de Junho de 2006 às 13:59

    Imprimir


A seleção de Gana surpreendeu a favorita República Tcheca e venceu a partida por 2 a 0 na segunda rodada do Grupo E, no estádio Rhein Energie, em Colônia. Com o resultado, a equipe africana torna-se a primeiro time do continente e o único estreante a vencer um jogo na Copa da Alemanha até agora.

A vitória dos ganenses deixou o Grupo E completamente indefinido. A equipe africana agora ganha confiança para tentar vencer os norte-americanos na próxima quinta-feira e praticamente garantir a classificação. Já a República Tcheca terá que ganhar da forte equipe italiana e ainda torcer para uma derrota ou empate dos ganenses para chegar às oitavas-de-final.

O confronto entre os Estados Unidos e Itália, às 16h (de Brasília) neste sábado, definirá se a Azzurra conseguirá a classificação antecipada para a próxima fase.

O segundo colocado do Grupo E poderá enfrentar o Brasil já nas oitavas-de-final, caso a seleção brasileira se classifique em primeiro lugar do seu grupo.

No primeiro minuto de jogo, a seleção ganense abriu o placar após perfeito lançamento de Appiah para Gyan marcar, sem chances para o goleiro Cech. Foi o gol mais rápido desta Copa do Mundo até o momento, aos 1min10s. No lance, a defesa da República Tcheca tentou fazer uma linha de impedimento, mas foi traída pela velocidade do ataque africano.

Sem seus atacantes titulares, a República Tcheca teve muitas dificuldades para finalizar. Enquanto os meias ofensivos Rosicky e Nedved tentavam em vão armar as jogadas, o atacante Lokvenc não tinha velocidade para estar bem posicionado na área e quase não tocou na bola durante todo o jogo.

Lokvenc já havia atuado na estréia dos tchecos, quando Jan Koller teve que ser substituído aos 41min do primeiro tempo após sofrer um estiramento na coxa. Milan Baros, outro principal atacante da equipe, também não se recuperou de uma lesão no pé direito a tempo de jogar contra Gana. Por isso, os tchecos tiveram que jogar com um ataque totalmente improvisado.

No lado ganense, os principais destaques foram a dupla de ataque Gyan e Amoah, além do capitão Appiah. Os três jogadores imprimiram velocidade ao ataque e foram bastante objetivos nas tentativas de finalizações.

Aos 31min, Gana teve uma ótima oportunidade para ampliar o placar e praticamente definir a partida. Gyan lançou Amoah na área, em posição legal, mas o atacante desperdiçou, mandando para fora.

Para os tchecos, as melhores chances saíram dos pés dos volantes Plasil e Podorsky. Com jogadas pelas laterais, os dois jogadores conseguiram driblar a defesa de Gana, mas novamente falharam na finalização.

No segundo tempo, os tchecos voltaram mais velozes e prontos para empatar. Aos 56s, Nedved recebeu lançamento e chutou para o gol de Kingston. Porém, o assistente argentino marcou corretamente o impedimento do meia e anulou o gol de empate dos tchecos.

Aos 10min da segunda etapa, Plasil recebeu cruzamento na aéra, chutou com força, mas a bola desviou no goleiro Kingston.

Sem conseguir armar as jogadas e cada vez mais pressionada, a República Tcheca começou a fazer faltas duras, como a que garantiu um cartão amarelo ao atacante Lokvenc, após entrada em Shilla.

Aos 19min, o zagueiro Ujfalusi perdeu a cabeça e fez pênalti em Gyan. O árbitro Horacio Elizondo marcou a penalidade corretamente e expulsou o jogador tcheco. O atacante Gyan foi escolhido para cobrar, mas chutou a bola antes mesmo da permissão do árbitro. Por isso, o atacante ganense levou o cartão amarelo.

Na cobrança, Gyan chutou no travessão e, no rebote, os jogadores ganenses não conseguiram ampliar o placar.

Aos 37min, aproveitando-se na vantagem de ter um jogador a mais, os ganenses finalmente marcaram o segundo gol, após tantas tentativas frustradas anteriormente. Após uma tabela no meio-campo, Gyan lançou Muntari para fazer o gol, com um chute indefensável para o goleiro Cech.

Aos 42min, Muntari é lançado livre por Pinpong e marca para os ganeneses, mas o assistente marca corretamente o impedimento.

Na próxima partida, contra a Itália, o técnico Karel Buckner terá mais um problema para resolver em seu ataque. Sem a presença de Jan Koller, que só poderá voltar daqui a dez dias, o técnico terá que contar com seu deparamento medico para recuperar rapidamente Milan Baros, já que o atacante Lokvenc levou seu segundo cartão amarelo e está suspenso para o jogo contra os EUA. Como ultimo recurso, Bruckner ainda tem no banco de reservas os fracos atacantes Stajner e Heinz, além do meia ofensivo Sionko.

Contra os Estados Unidos, o técnico de Gana Ratomir Dujkovic ficará sem Gyan, que foi o principal nome da vitória. O jogador terá que cumprir suspensão por ter acumulado dois cartões amarelos. O meia Muntari também estará suspenso.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294198/visualizar/