Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 17 de Junho de 2006 às 13:49

    Imprimir


A partir do próximo dia 28 de junho começarão os encontros regionais para discutir o funcionamento nacional e regional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. O encontro do Centro-Oeste será em Cuiabá, a partir do dia 17 de julho. Agenda 21.

O projeto coordenado pelo Instituto Vitae Civilis tem como integrantes o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) e a Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo dos encontros regionais é o intercâmbio e o fortalecimento dos processos da Agenda 21.

A partir das experiências registradas em cadastro do MMA, serão selecionados os participantes dos encontros regionais.

Um Encontro Nacional, em agosto, analisará os resultados dos encontros regionais, aprovará a estrutura e funcionamento da Rede e escolherá uma coordenação. Podem participar do Encontro Nacional todos os processos de Agenda 21 que tenham preenchido a ficha cadastral.

Agenda 21

A Agenda 21 baseia-se no comprometimento firmado por diversos países, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (Rio/92). Entre as diretrizes, a conferência apontou para todas as nações a incumbência de elaborar planos de ações e metas voltados para a resolução de problemas ligados ao meio ambiente e, por extensão, ao homem.

A Agenda 21 é uma das linhas de atuação comprometidas em nível internacional durante a Eco 92. Cada País e Estado está construindo a sua, mas ela se operacionaliza de fato em cada Município. Uma das principais entidades ligadas a construção da Agenda 21 em Mato Grosso é a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que coordena um trabalho de Construção de Agenda em municípios da Região Amazônica e em Cáceres.

A Unemat também pretende desenvolver projetos em outros Municípios do Estado de Mato Grosso, onde a instituição atua.

Encontros Regionais:

Sudeste: 28 a 30 de junho - São Vicente(SP) Contato: Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos www.5elementos.org.br

Nordeste: 5 a 7 de julho - Fortaleza(CE) Contato: Associação Alternativa Terrazul www.terrazul.m2014.net

Norte: 12 a 14 de julho - Belém(PA) Contato: Rede GTA - Grupo de Trabalho Amazônico www.gta.org.br

Centro-Oeste: 17 a 19 de julho - Cuiabá(MT) Contato: Fundação Pró-Natureza - FUNATURA www.funatura.org.br

Sul: 26, 27 e 28 de julho - Curitiba(PR) Contato: Mater-Natura - Instituto de Estudos Ambientais www.maternatura.org.br

Encontro Nacional: 16 a 18 de agosto - Brasília(DF) Contato: Vitae Civilis www.vitaecivilis.org.br





Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294200/visualizar/