Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Junho de 2006 às 23:00

    Imprimir


A maioria dos adultos nos Estados Unidos considera que a violência doméstica é um grave problema no país, e essa percepção é mais ampla entre as mulheres, segundo uma pesquisa da empresa Harris Interactive divulgada hoje.

Entre os entrevistados, 63% estimam que se trata de um problema "muito grave" ou "extremamente grave", de acordo com a enquete feita através da internet com 2.377 adultos entre os dias 11 e 17 de abril.

Adicionalmente, 72% das mulheres ouvidas consideram que a violência doméstica é um assunto "muito sério" nos EUA, enquanto 54% dos homens partilham essa impressão.

Cerca de 79% de americanos afirma ter visto ou ouvido, no último ano, algo relacionado a violência doméstica, e oito em cada dez adultos garantem ter obtido essa informação através da televisão.

Além disso, 85% dos consultados acreditam ser um ato de violência doméstica o fato de um indivíduo forçar seu companheiro a manter uma relação sexual, e uma percentagem similar estima que um homem ou uma mulher que abusa de seu marido ou esposa tem mais chances de também maltratar os filhos.

Quase a metade dos consultados - 48% - acha que as vítimas que não abandonam uma relação abusiva por compartilhar parte da culpa pelos problemas surgidos, embora 34% dos adultos não concordem com essa conclusão.

Os indagados se mostram divididos quanto a se a violência doméstica é mais freqüente em famílias pobres, e enquanto 38% não acreditam ser assim, 32% estão de acordo com essa visão.

Sessenta e oito por cento acreditam que fornecer às vítimas de violência doméstica e a seus filhos lugares de amparo é de extrema importância, assim como lhes proporcionar assessoria e serviços legais.

A diretora-executiva da organização National Domestic Violence Hotline, Sheryl Cates, destacou em comunicado que os resultados revelam uma maior conscientização social sobre a gravidade do problema, mas, segundo ressaltou, "a realidade é que resta ainda um longo caminho pela frente" para alterar a percepção pública sobre a questão.

Essa organização diz ainda, em seu site, que calcula que ocorrem cerca de 960 mil incidentes de violência contra esposas, ex-cônjuges, namorados ou namoradas a cada ano, e que cerca de três milhões de mulheres sofrem abuso físico por parte de maridos ou namorados nos EUA.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294488/visualizar/