Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Junho de 2006 às 10:00

    Imprimir


Governador Blairo Maggi durante visita às obras do centro histórico de Cuiabá Está tudo praticamente pronto para a reinauguração da Igreja do Rosário e São Benedito. A obra de recuperação e revitalização está finalizada e será entregue a no dia 21 de junho (quarta-feira), com um grande show pirotécnico, apresentação de banda e outras atrações. Além, de uma grande missa.

Para saber um pouco mais sobre a história e o próprio trabalho de recuperação feito na igreja, será apresentado um documentário que contará essa rica trajetória do templo, que se confunde um pouco com história de Cuiabá.

Tudo começará às 18h30, com a chegada da bandeira de São Benedito, marcando o início oficial da festa de um dos santos mais populares de Mato Grosso. A Festa de São Benedito é uma das mais tradicionais do Estado.

A solenidade contará com a presença de várias autoridades, como o governador Blairo Maggi, o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente, entre outros secretários e membros do Governo do Estado, e de representantes de outros órgãos e empresas parceiras, como o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e a Monsanto.

“A forma de condução do processo foi um exemplo”, ressaltou o secretário João Carlos Vicente Ferreira, lembrando que todos os recursos encaminhados à igreja passaram por uma comissão do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, e a comissão de restauro. “Um modelo de transparência que deve ser seguido”, acrescentou o secretario em relação a obra.

Espaços que desapareceram em reformas do passado voltam a ser destaque. “Na hora que retiramos o reboco das paredes tivemos uma surpresa. Pudemos descobrir os caminhos que a igreja passou”, disse o padre José de Moura e Silva, um dos responsáveis pela igreja. Marcas de uma janela brotaram no barro socado, técnica anterior ao adobe, maneira como eram feitas as paredes. A igreja ganhou de volta sua terceira janela. O coro, espaço onde ficam os músicos, voltou a ser de madeira e cresceu ao seu tamanho original.

Para todos poderem descobrir essa história, a primeira parede a ser construída ficará sem o reboco. A distinção de cores do barro, os buracos utilizados para se erguer as taipas, tudo ficará exposto, proporcionando uma viajem no tempo e na história.

A restauração da igreja só foi possível devido a parceria entre o Governo do Estado, Monsanto, Petrobrás, a toda a comunidade religiosa e outros parceiros.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294608/visualizar/