Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 02 de Fevereiro de 2013 às 08:56
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


Secom-MT
Mato Grosso é o estado que mais desmatou entre janeiro a outubro de 2012.
Mato Grosso é o estado que mais desmatou entre janeiro a outubro de 2012.

Uma área equivalente a cerca de 83 mil campos de futebol foi embargada em 2012 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso em resultado ao combate aos crimes ambientais. Segundo o órgão, a maior parte dos embargos foi motivada pela ocorrência de desmatamento. Os dados compõem o balanço anual apresentado nesta última sexta-feira (1º) pela superintendência estadual em Cuiabá.

Nos últimos 12 meses foram mais de 83 mil hectares (83.446,993) desmatadas. O resultado inclui as atividades realizadas pelas frentes de fiscalização das gerências executivas do instituto em Sinop, Juína e Barra do Garças. O total de termos de embargo e interdição lavrados atingiu 673 até o fim de dezembro passado.

De janeiro a outubro, Mato Grosso encabeçou o ranking dos estados da Amazônia Legal com maior número de alertas de desmatamento. Dos 2123,1 quilômetros quadrados registrados em toda região, somente no estado foram 1055,07 quilômetros quadrados, conforme dados registrados pelo Deter, o sistema de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O novo superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes Santos Lima, diz que o desafio é frear o desmatamento e combater as agressões contra a floresta, sejam elas motivadas por queimadas, corte raso ou degradação. "Há um interesse mundial pela queda no desmatamento e nossa ação é manter esta redução", disse Keynes.

As ações realizadas no último ano para proteger a floresta resultaram ainda na emissão de 1.138 autos de infração, sendo a maior parte por desmatamento e transporte ilegal de madeira. Em termos financeiros, mais de R$ 620,1 milhões em multas foram aplicados.

Também no ano passado foram apreendidos acima de 29,6 mil metros cúbicos de madeira, 82 caminhões, 147 tratores e 92 motosserras.

Segundo o Ibama, pessoas flagradas cometendo crimes contra a fauna e a flora tradicionalmente são reincidentes. O Instituto diz apertar o cerco para minimizar a repetição das ocorrências.

Nova operação
Em 2013, o governo já deflagra uma nova ação de combate ao desmatamento ilegal, a operação "Onda Verde". Em Mato Grosso, duas regiões serão fiscalizadas por agentes do Ibama e Força Nacional de Segurança. As localidades não foram informadas até que os agentes cheguem até elas.

"Essas áreas receberão a operação de forma contínua. A partir de agora, terão fiscais o tempo todo. Mas o foco não é só a repressão. Quem estiver na ilegalidade deve ser punido", enfatizou o chefe de fiscalização do órgão em Mato Grosso, Werikson Trigueiro.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/29461/visualizar/