Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Junho de 2006 às 05:20

    Imprimir


A Associação Síndrome de Down de Cuiabá (ASDC) e o Instituto Cultural Flauta Mágica podem ser declarados de utilidade pública municipal, caso sejam aprovados em última votação na Câmara Municipal de Cuiabá, os projetos de lei de autoria do vereador Mário Lúcio (PV). As propostas, conforme o parlamentar é de grande relevância e importância social. Os projetos foram aprovados em fase primeira durante sessão ordinária desta terça-feira (13) na Casa de Leis.

A ASDC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Cuiabá e foi fundada por um grupo de pais em 1977. Constituída como entidade civil de direito privado, tem caráter assistencial e cultural, promovendo o desenvolvimento integral dos portadores da Síndrome de Down, junto à sociedade, segundo o vereador. Destaca que a efetiva inclusão social do portador da Síndrome de Down é o grande desafio da entidade, pois seus associados são pais, parentes e amigos de portadores da doença, uma anomalia cromossômica, que devido à falta de informações ou conhecimento por parte da sociedade os impõe a preconceitos.

A entidade visa, principalmente, a conscientização da sociedade por meio de um trabalho de desmistificação, em torno da Síndrome, por meio de palestras, seminários junto às escolas, universidades, com informações sobre as reais habilidades e potencialidades das pessoas que o problema.

Além desse projeto, o vereador defende um outro, que também visa tornar de utilidade pública, o Instituto Cultural Flauta Mágica, que estará na pauta de votação desta quinta-feira em fase de parecer. Entre os destaques votados e aprovados nesta terça-feira (13), está o requerimento para a realização de uma audiência, com a presença dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, para que possam expor à sociedade, os resultados apurados pela Comissão, por solicitação do vereador Francisco Vuolo (PPS).

O outro requerimento de audiência é do vereador Valtenir Pereira (PSB), que solicitou o evento, visando discutir com a sociedade sobre a qualidade de vida dos portadores de diabetes miellitus, no município de Cuiabá. Os demais projetos de lei votados durante a sessão, são de autoria dos vereadores: Walter Rabello (PMDB); Luiz Poção (PSDB); Guilherme Maluf (PSDB); Mário Lúcio (PV); Lutero Ponce (PP); Lúdio Cabral (PT) e Mesa Diretora.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294891/visualizar/