Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 19:50
Por: Angela Gimenes

    Imprimir


Autoridades, representantes de entidades, de associações como a dos taxistas e dos moto-taxistas, presidentes de bairros, vereadores e a comunidade debateram em audiência pública o tema: Transporte de Passageiros em Sorriso.

O evento foi realizado pela Câmara Municipal na noite de sexta-feira (9). A consulta teve a finalidade de abordar os tipos de transporte coletivo e a implantação do serviço de moto-táxi no município.

A audiência foi conduzida pelo vereador Adevanir Pereira da Silva, o Bia (PFL), que declarou apoio à legalização da atividade. “Esse tipo de transporte já existe em inúmeros municípios do País. Somos favoráveis porque entendemos que o cidadão tem o direito de escolher de que maneira quer ser transportado”, frisa.

Segundo o parlamentar, a regularização do moto-táxi irá beneficiar dezenas de famílias de moto-taxistas. “Nessa crise em que vivemos, não podemos deixar esses trabalhadores sem uma ocupação”, ressaltou.

Já o presidente da Câmara, vereador Jaburu (PPS), explicou que sua posição contrária a implantação do serviço em Sorriso está baseada em pareceres emitidos pela assessoria jurídica da Câmara e pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (Ibam).

“Os pareceres esclarecem que apenas a União tem o direito de legislar sobre trânsito e transporte. Ou seja, não cabe ao Legislativo municipal pôr em tramitação esse tipo de matéria”, disse.

O parlamentar acrescentou que “a partir do momento em que o Congresso Nacional aprovar o projeto de lei que regulamenta o moto-táxi, a Câmara Municipal de Sorriso também votará o projeto”.

Durante a audiência, o comandante da PM em Sorriso, tenente coronel Adriano Denardi, apresentou um relatório apontando o número de acidentes envolvendo motocicletas nos últimos cinco meses.

De acordo com Denardi, foram registrados 236 acidentes. Desse total, 98 envolveram motos e vitimaram 59 pessoas.

Conforme informou o comandante da 10ª Cia do Corpo de Bombeiros, major Dércio dos Santos, de cada 10 acidentes atendidos pela corporação nos últimos 150 dias, sete continham motociclistas.

Para o presidente da Associação dos Moto-taxistas de Sorriso, Gilvano de Ávila, com a regulamentação do moto-táxi, todos os profissionais passarão por treinamentos e obedecerão a uma série de exigências. “Os moto-taxistas são motoristas conscientes que certamente farão o possível para não engrossar essas estatísticas apresentadas pela PM e Corpo de Bombeiros”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295146/visualizar/