Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 10:23

    Imprimir


A Turma do Biribinha, de Alagoas, apresenta o espetáculo "O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua", na praça Alencastro, no centro da capital mato-grossense

DuoAnfíbios encena “Gilgamesh – o Rei dos Sapos de Uruk”

A urbanidade sobe ao palco pelo aclamado espetáculo “Mire e Veja”, da Cia. do Feijão (SP)

Festival Nacional de Teatro termina hoje Uma das mais brilhantes iniciativas no campo das artes este ano, a primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Cuiabá chega ao seu último dia hoje.

E a programação começa cedo. A manhã deste sábado (10 de junho) ficará guardada na memória de quem passar pela praça Alencastro. Para abrir a programação, às 10 horas, a Companhia de Theatro de Cena, de Mato Grosso, encena a peça "A Macaca Malandra". Na seqüência, a Turma do Biribinha, de Alagoas, invade o espaço e mais uma vez apresenta o espetáculo "O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua".

"A Macaca Malandra" narra a história de três animais em extinção: a macaca, a loba e a raposa. Eles estão à procura de comida, que está em falta em uma selva devastada pelas ações destrutivas do homem. Além da conscientização sobre a preservação da natureza e a valorização da amizade, "A Macaca Malandra" fala também da importância do diálogo na resolução dos problemas.

Após a lição de preservação, o humor da Turma Biribinha vai contagiar os presentes com "O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua". Encenada pelos personagens Biribinha, Mixaria, Mixuruca e Xeleléu, a história traz um pouco de verdade, um pouco de ficção e muitas piadas. Para complementar o espetáculo, os atores usam muita música alegre e animação que são conseguidas com o uso de instrumentos como "piano", chocalhos e "serrote-violino". Em 50 minutos, o público vai se divertir muito e participar dos contos escritos por Teófanes Silveira, o Biribinha.

Já no Espaço Cultural Silva Freire, às 17 horas, tem vez o espetáculo “Gilgamesh - o Rei dos Sapos de Uruk”, da companhia DuoAnfíbios (SP). Unindo teatro de bonecos, linguagem de quadrinhos, desenhos animados e uma bela trilha sonora conduzida ao vivo, o grupo conta a história de Gilgasapo, um rei atordoado na busca pela imortalidade.

Prepare olhos, ouvidos e o coração, porque a história agrada não apenas crianças mas também o público mais crescido, graças ao tema, que retoma a trajetória do primeiro herói ocidental da história. A peça é baseada na história mitológica de Gilgamesh, um rei que após a morte de seu melhor amigo passa a buscar incessantemente um caminho para a imortalidade.

Sua busca, porém, não é fácil, e dos conflitos e empecilhos do personagem nasce uma das primeiras narrativas trágicas da história. Para conduzir a história dentro da proposta dos DuoAnfíbios, o grupo leva Gilgamesh para o brejo de Uruk, transformando os personagens da mitologia em sapos, pássaros, cobras e outros animais.

Em seguida, também no Espaço Silva Freire, às 19 horas, o Teatro Experimental de Alta Floresta (MT) apresenta a peça "Fragmentos de Vida". A entrada é franca.

A peça surgiu de uma discussão de membros do Teatro Experimental, dentre eles José Alesando, Everson Tiso, Ronaldo Adriano, Elisa Gomes e Agostinho Bizinoto. A idéia era produzir um espetáculo que retratasse alguns aspectos da ocupação do norte de Mato Grosso, especialmente a migração para a criação da cidade de Alta Floresta.

Com linguagem fácil, "Fragmentos de Vida" retrata o processo de colonização por meio de passagens em pontos fortes da história. "São pequenos fragmentos que contam desde a chegada dos colonos, a morte dos povos indígenas, o processo de garimpagem, exploração da madeira, até a fixação das pessoas de fora do estado, principalmente os sulistas", explica o ator Elenor Júnior.

Sendo uma das peças mais apresentadas pelo TEAF, "Fragmentos de Vida" conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) para desenvolver o projeto Teatro no Campo, que leva apresentações às comunidades rurais do município de Alta Floresta.

Urbanidade

“Mire e Veja”, aclamada peça da Cia. do Feijão (SP), chega a Cuiabá trazendo toda a urbanidade possível, num mosaico de histórias e personagens que dizem muito sobre a ordem social de uma cidade grande. O espetáculo tem palco no Teatro da UFMT, às 20 horas. O ingresso custa R$ 10 e R$ 5 (meia).

As mais de 20 histórias narradas em ritmo esfuziante têm como ponto de partida o romance “Eles eram muito cavalos”, de Luiz Ruffato, e trazem personagens que vão da possível modelo ao assaltante preocupado com o presente do Dia das Mães. Em comum, o lugar: o centro da cidade, epicentro de tudo.

A última noite do Festival se conclui com o ensaio aberto da peça “Um Coração Delator”, da Cia. Municipal de Teatro Alice Dias (GO), também no Espaço Cultural Silva Freire. A produção se baseia em texto de Edgar Allan Poe e é inédita.

O I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá começou no dia 3 de junho e se encerra neste dia 10. O evento é realizado pelo Teatro Fúria e tem o patrocínio e o apoio institucional do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e da prefeitura de Cuiabá, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295657/visualizar/