Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 06:56
Por: Adriana Mendes

    Imprimir


A partir de hoje começa a maratona dos partidos para referendar os nomes que disputam as eleições 2006. Os grandes partidos em Mato Grosso realizarão convenções nos cinco últimos dias do prazo final, dia 30 deste mês, devido às indefinições.

Como existem muitas negociações em aberto, as legendas irão esperar a homologação das coligações em nível nacional. Há uma grande expectativa quanto aos acordos. A próxima semana promete ser movimentada, apesar de marcar o início da Copa para a seleção brasileira e ainda contar com um feriado.

O PPS deverá realizar a convenção regional nos dias 28 ou 29. A data será confirmada na próxima semana pelo presidente regional, Percival Muniz. O PPS tem um grupo de oito partidos com acordos previamente fechados: PFL, PP, PTB, PDT, PV, PHS e PRP. É aguardada uma definição do PMDB.

O arco de alianças em apoio à reeleição do governador Blairo Maggi poderá chegar a até 16 legendas. Existem especulações quanto ao vice na chapa de Blairo. Além dos nomes de Luiz Antônio Pagot (PPS) e de Iraci França (PPS), também está sendo cogitado o nome do presidente da Assembléia, Silval Barbosa (PMDB).

O PFL adiou a data da convenção do dia 25 para o dia 29. Provavelmente será no mesmo dia da convenção do PPS. Existe proposta para que os partidos coligados realizem convenções em um mesmo espaço, na mesma data. Uma das sugestões é que o evento seja realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O PMDB de Mato Grosso decidirá a data da convenção depois da reunião de segunda-feira próxima, em Brasília, onde participarão governadores, membros da Executiva e delegados do partido. A expectativa é que o PMDB chegue na segunda ou terça-feira a uma posição definitiva quanto a ter ou não candidatura própria à Presidência da República.

No Estado, o partido está dividido em pelo menos três grupos: defesa da candidatura própria, aliança com o PT e também uma composição com o PPS. As negociações estão avançadas para coligações com o PPS e também com o PT.

O Partido dos Trabalhadores faz sua convenção no dia 29 em Cuiabá, quando deve ser oficializado o nome da senadora Serys Marly (PT) à disputa ao governo do Estado. No dia 25, está marcado o encontro de delegados, onde serão feitas as deliberações. O PT, além de negociações com o PMDB, deve compor chapa com PCdoB, PL e PSB.

O PSDB tem convenção marcada para o dia 30 em Cuiabá. Cinco locais foram reservados para o evento. De acordo com a direção do partido, tudo dependerá da decisão de ter ou não candidato próprio ao governo do Estado.

O PSC será o primeiro partido a realizar convenção em Mato Grosso. Neste domingo, a candidatura do ex-deputado federal Bento Porto será homologada para a disputa ao governo.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295734/visualizar/