Aberta hoje a temporada de convenções em Mato Grosso
Como existem muitas negociações em aberto, as legendas irão esperar a homologação das coligações em nível nacional. Há uma grande expectativa quanto aos acordos. A próxima semana promete ser movimentada, apesar de marcar o início da Copa para a seleção brasileira e ainda contar com um feriado.
O PPS deverá realizar a convenção regional nos dias 28 ou 29. A data será confirmada na próxima semana pelo presidente regional, Percival Muniz. O PPS tem um grupo de oito partidos com acordos previamente fechados: PFL, PP, PTB, PDT, PV, PHS e PRP. É aguardada uma definição do PMDB.
O arco de alianças em apoio à reeleição do governador Blairo Maggi poderá chegar a até 16 legendas. Existem especulações quanto ao vice na chapa de Blairo. Além dos nomes de Luiz Antônio Pagot (PPS) e de Iraci França (PPS), também está sendo cogitado o nome do presidente da Assembléia, Silval Barbosa (PMDB).
O PFL adiou a data da convenção do dia 25 para o dia 29. Provavelmente será no mesmo dia da convenção do PPS. Existe proposta para que os partidos coligados realizem convenções em um mesmo espaço, na mesma data. Uma das sugestões é que o evento seja realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O PMDB de Mato Grosso decidirá a data da convenção depois da reunião de segunda-feira próxima, em Brasília, onde participarão governadores, membros da Executiva e delegados do partido. A expectativa é que o PMDB chegue na segunda ou terça-feira a uma posição definitiva quanto a ter ou não candidatura própria à Presidência da República.
No Estado, o partido está dividido em pelo menos três grupos: defesa da candidatura própria, aliança com o PT e também uma composição com o PPS. As negociações estão avançadas para coligações com o PPS e também com o PT.
O Partido dos Trabalhadores faz sua convenção no dia 29 em Cuiabá, quando deve ser oficializado o nome da senadora Serys Marly (PT) à disputa ao governo do Estado. No dia 25, está marcado o encontro de delegados, onde serão feitas as deliberações. O PT, além de negociações com o PMDB, deve compor chapa com PCdoB, PL e PSB.
O PSDB tem convenção marcada para o dia 30 em Cuiabá. Cinco locais foram reservados para o evento. De acordo com a direção do partido, tudo dependerá da decisão de ter ou não candidato próprio ao governo do Estado.
O PSC será o primeiro partido a realizar convenção em Mato Grosso. Neste domingo, a candidatura do ex-deputado federal Bento Porto será homologada para a disputa ao governo.

Comentários