Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 21:20

    Imprimir


Acontece na próxima segunda-feira, 12, das 9h às 12h, na Praça Alencastro, a comemoração do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, organizada pela Prefeitura de Cuiabá. Mais de 1 mil crianças do PETI – o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – farão apresentações artísticas e culturais.

A solenidade de abertura acontecerá às 9h e contará com a presença do prefeito Wilson Santos, a primeira dama Adriana Bussiki e o secretário de assistência social e desenvolvimento humano Edivá Alves.

Os mestres de cerimônia desse evento serão duas crianças do PETI. As apresentações incluem um show com instrumentos de cordas (violão e violino) que terá à frente crianças do Peti da Escola Municipal de Educação Básica Benedita Xavier.

Do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Araçá, virão crianças para apresentação de coreografia com a música Brasileirinho, um dos maiores clássicos da cultura musical.

O Coral do Projeto Siminina, que atende meninas de 7 à 14 anos em situação de risco social, fará uma apresentação com cerca de 200 alunas. A peça teatral: “Um presente para a rainha”, encenada por crianças do CRAS do bairro Planalto, certamente chamará a atenção do público. Outras apresentações como capoeira, samba de roda, dança maculelê, e coreografias também fazem parte da programação.

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(SMASDH), organizou uma grande estrutura para o evento. Para coordenar o evento, foi montada uma equipe de apoio com cerca de 200 monitores, capacitadores e instrutores das unidades de atendimento social. A Secretaria disponibilizará água, alimentação e transporte para todos os participantes.

O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um programa federal, que é administrado pela Prefeitura de Cuiabá. O Programa tem como objetivo a manter a criança freqüentando a escola em um período dia e oferecer no outro, a jornada ampliada, ou seja, atividades lúdicas, artísticas culturais e esportivas incentivando as crianças a permanecerem na escola e tirá-las da rua e da situação de trabalho.

Hoje, o PETI atende em Cuiabá 4.604 crianças sendo 1.000 na zona rural e 3.604 na zona urbana. Cada criança recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$40 para zona urbana e R$25 para a zona rural. Para participar do Programa a criança deve ter entre 7 e 14 anos, freqüentar a escola regular e a jornada ampliada que é realizada em 21 unidades de atendimento social como escolas, centros comunitários, unidades da SMASDH e outras entidades.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295767/visualizar/