Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 31 de Janeiro de 2013 às 19:13

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) alerta à população para riscos de picadas de animais peçonhentos. Os ataques ocorrem com mais frequencia no período de chuvas. Com o alagamento do habitat natural desses animais, eles procuram lugares secos e podem aparecer nos quintais ou até mesmo dentro das casas. Alguns cuidados básicos podem auxiliar na prevenção das ocorrências.
 
A Gerente do Núcleo de Apoio em Vigilância em Saúde Ambiental, Márcia Brito, explica que em casos de ataques, de um animal peçonhento leve a vítima para uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, o mais rápido possível. “Se alguém for picado, por uma serpente, escorpião ou aranhas, não deve amarrar ou tentar sugar o veneno no local da picada, nem cortar, aplicar borra de café, sabão, fumo ou fazer qualquer outro tipo de intervenção sem fundamento, que pode ocasionar contaminação, necrose, amputações e até mesmo a morte da vítima. Em hipótese alguma se deve oferecer qualquer tipo de medicamentos, via oral, e/ou bebidas que contenham álcool”, disse ela.
 
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou no periodo de 1° de janeiro à 13 de novembro de 2012, 1.634 casos de ataques de animais peçonhentos, desse total 894 foram de serpentes, 112 de aranhas, 580 notificações de ataques por escorpião,13 com lagartas e 35 por abelhas.
 
A Secretaria de Estado de Saúde possui, como uma de suas unidades descentralizadas, a Gerência de Núcleos em Apoio da Vigilância em Saúde Ambiental que presta informações e tira quaisquer dúvidas sobre acidentes com animais peçonhentos através do telefone 3661-2494.
 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/29684/visualizar/