Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 03 de Junho de 2006 às 15:12

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, comanda neste sábado (3) um passeio com o adido econômico da França, Sthefan Dubost, e com o conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da França no Brasil, Dominique Mauppin.

O gestor recepcionou esta manhã a chegada da comitiva no aeroporto Marechal Rondon. Ao meio-dia, Wilson Santos almoça com os franceses e, às 14h30, o prefeito os levam para um passeio por Cuiabá e Várzea Grande. Segundo o prefeito, ele vai mostrar a eles as Avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Tenente Coronel Duarte (Cuiabá) e da FEB e Couto Magalhães (Várzea Grande). O passeio sairá das proximidades do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso até o Trevo do Lagarto.

Para o prefeito, trata-se de uma visita muito importante, uma vez que há o interesse da Prefeitura de Cuiabá, para que os franceses possam bancar os custos decorrentes de um estudo para implantação de um VLT - que quer dizer Veículo Leve sobre Trilhos -, na modalidade de metrô de superfície.

“Estamos pedindo a eles que garantam o dinheiro do estudo do VLT, que é uma necessidade para o futuro de Cuiabá, uma cidade que tem quase 600 mil habitantes, e também para Várzea Grande com seus mais de 250 mil habitantes. Espero que a área econômica francesa e a embaixada possam ajudar Cuiabá fazer o estudo, que não é barato. O VLT é uma coisa muito razoável para o futuro Cuiabá”, avaliou.

Conforme o prefeito de Cuiabá, o mais caro numa VLT são as desapropriações. “Para um VLP sobre as Avenidas do CPA e Prainha, praticamente não vejo nenhuma desapropriação.

Ex-prefeitos e ex-governadores nos anos 60 e 70 já fizeram isso, especialmente os ex-governadores Pedro Pedrossian e Garcia Neto”, resgatou. O gestor salientou ainda que o córrego da Avenida Prainha foi coberto e é por ele que passaria o VLP. Wilson Santos informou que estará de sábado até segunda acompanhando os franceses também em outras atividades. Na segunda-feira, por exemplo, está previsto um encontro com o governador do Estado, Blairo Maggi.

O secretário Oscar Soares Martins, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), informou que para segunda-feira também está prevista a chegada de dois técnicos franceses com o intuito de fazer uma vistoria técnica em Cuiabá. A idéia é fazer um levantamento sobre as características físicas (relevo e vegetação) e climáticas da Capital mato-grossense, assim como potencialidades, infra-estrutura e meio ambiente.

“É uma missão oficial, uma missão diplomática. Eles querem avaliar se Cuiabá tem condições de pleitear esse estudo para a implantação de um VLP na cidade”, completou o secretário.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297036/visualizar/