Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 02 de Junho de 2006 às 08:15

    Imprimir


As autoridades chinesas podem dar à tartaruga, espécie ameaçada devido a seu valor como ingrediente para sopas exóticas e remédios tradicionais, a categoria de "tesouro nacional", como o panda gigante, afirma hoje a agência "China News Service". Os analistas da Academia de Ciências Sociais Chinesa e do Ministério de Agricultura acham que o animal deveria receber a classificação, que ajudaria a evitar o seu desaparecimento.

A caça furtiva e a degradação ambiental têm causado uma perigosa redução no número de tartarugas marinhas e de água doce no país.

Entre as mais ameaçadas estão a tartaruga verde ("Chelonia mydas"), da qual restam menos de 200 indivíduos no Mar do Sul da China, e o Yuan, a legendária tartaruga chinesa da longevidade, um animal de características mitológicas, que aparece esculpido em pedra nos parques e templos de todo o país.

Mas o apetite pelas tartarugas já se tornou uma ameaça para a sobrevivência da espécie em toda Ásia, com casos de contrabando do réptil no Vietnã e na Malásia.

De acordo com a tradição chinesa, o consumo de carne de tartaruga não só proporciona longa vida mas sabedoria. Ela foi escolhida como símbolo do saber por numerosas escolas, entre elas a confucionista.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297346/visualizar/