Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 01 de Junho de 2006 às 13:36
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Dentro de aproximadamente 15 dias, a população poderá trocar latinhas de alumínio e garrafas PET por bônus a serem descontados na fatura de energia elétrica. Foi assinado nesta quarta-feira (31.05), no Palácio Paiaguás, o convênio entre Governo do Estado, a Rede Cemat, a empresa de reciclagem Aleris Latas e a rede de supermercados Modelo, para operacionalização do projeto Vale Luz.

O objetivo é reduzir o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, principalmente nos rios e córregos e agregar valor econômico às famílias de baixa renda, uma vez que a coleta de latas e garrafas PET e entrega destes produtos nos postos de troca possibilitarão bônus, que serão abatidos no valor final da conta de energia.

O sistema é simples: a pessoa leva a latinha ou a garrafa PET, pesa nos postos de coleta e recebe na hora um ticket com o valor do bônus, que será abatido na fatura da conta de luz. O quilo da latinha custará em média R$ 2,50 e do PET aproximadamente R$ 0,12.

Inicialmente, os cidadãos poderão realizar a troca dos recicláveis somente no supermercado Modelo do Coxipó, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa. Posteriormente, todas as outras lojas da rede de supermercados efetuarão a troca. O pagamento da conta de energia com o bônus também terá que ser feito nos supermercados da rede Modelo, pois a Rede Cemat ainda trabalha para expandir o sistema para outros postos conveniados.

De acordo com o vice-presidente de operações da Cemat, Antônio da Cunha Braga, o grupo disponibilizou a logística da Rede para operacionalização do Vale Luz. Braga destacou ainda que num segundo momento todas as agências da Cemat também serão postos de coleta e poderão ser utilizadas pelo cidadão para quitar a fatura de energia com o bônus.

O Vale Luz integra o programa “Sócio-Ambiental Reciclar”, que desde 2003 vem sendo formatado no Estado e tornou-se realidade com a implantação e operacionalização há aproximadamente seis meses do Centro de Capacitação e Reciclagem. O centro funciona no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e foi viabilizado graças a parceria entre o Governo do Estado, a empresa Aleris Latasa, o Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem) e contou ainda com a intermediação do deputado estadual Carlos Brito.

De acordo com o representante da Aleris em Mato Grosso, Antônio Carlos Cabral, o Vale Luz é um projeto que já funciona com sucesso em outros Estados do Brasil, como o Rio de Janeiro. “O Estado conta agora com mais um importante projeto voltado para a inclusão social e responsabilidade ambiental. Vamos retirar dos rios e córregos latas e garrafas de plástico, que se transformarão em novos produtos e ainda irão gerar renda para a população. Este é um dos compromissos da Aleris e do Cempre, gerar desenvolvimento com responsabilidade sócio-ambiental”.

O deputado Carlos Brito, autor do projeto Vale Luz no Estado, destacou que os resíduos sólidos passam agora a ter valor econômico e isso incentivará a população a juntar latinhas e garrafas plásticas. “Teremos aumento de renda aos trabalhadores que vivem da coleta de materiais e ao mesmo tempo conscientizaremos para a importância da reciclagem de resíduos sólidos e para a preservação do meio ambiente”.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, disse que o Estado está empenhado em viabilizar e desenvolver projetos que busquem a preservação ambiental, agregados com o desenvolvimento sócio-econômico. “Com o Vale Luz teremos a cidade mais limpa, os resíduos sólidos não irão mais para os rios e córregos. As pessoas têm agora mais um incentivo para preservar o ambiente, pois sabem que a latinha e a garrafa PET agora valem dinheiro e isso irá fazer com que ninguém jogue fora estes materiais”.

O governador Blairo Maggi complementou afirmando que no Estado há aproximadamente 200 mil consumidores, que já são isentos do ICMS na conta de luz. “Agora estas mesmas pessoas terão como obter uma renda e quitar sua conta de energia sem aperto e ainda contribuir com a preservação do ambiente”. Maggi destacou também que, com a chegada do Centro de Reciclagem do projeto Vale Luz e da inaguração, dentro de poucos meses, da fábrica de latas Rexam, Mato Grosso será auto-suficiente em materiais-primas para fabricação de latas. “Antes saíam caminhões e mais caminhões para o Estado de São Paulo, onde os nossos recicláveis eram transformados em novos produtos. Agora isso será realizado em Mato Grosso, gerando renda para a nossa população e, o mais importante, preservando o ambiente”.

Entidades filantrópicas e lideranças comunitárias

O cidadão que desejar participar do projeto Vale Luz, mas destinar o bônus para alguma instituição filantrópica, também poderá fazê-lo. As instituições interessadas em participar deverão procurar a Setecs para se credenciar no projeto. Desta forma, o cidadão que trocar a garrafa PET ou latinha de alumínio poderá repassar o bônus recebido para benefício de uma instituição filantrópica, contribuindo em um projeto social.

Os presidentes de bairros e as lideranças comunitárias serão os mobilizadores nas comunidades e auxiliarão o Governo na divulgação do Vale Luz, incentivando principalmente as famílias de baixa renda a coletar os recicláveis e a realizar a troca pelo bônus.

O presidente da União Cuiabana de Associações e Moradores de Bairros (UCAMB), Édio Martins, agradeceu a credibilidade depositada e a parceria que o Governo firmou com o movimento comunitário.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297499/visualizar/