Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 01 de Junho de 2006 às 13:32
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Seicho-no-ie do Brasil, realizam no próximo domingo (04.06), o seminário Ecologia e Espiritualidade. Uma das metas do evento é chamar a sociedade para uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental, sobretudo no Brasil, onde a Amazônia Legal formada por matas nativas e árvores nobres como a Castanheira e o Jacarandá, corresponde a 61% do território nacional.

O coordenador geral do seminário Jair Donato, diz que a participação da sociedade é importante, pois no seu ponto de vista a preservação do meio ambiente depende muito da consciência de cada cidadão. “Nada melhor do que nossa sociedade se tornar exemplo para o mundo, na questão da educação ambiental.” Afirma Jair. O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. O seminário será realizado no salão de eventos da Fiemtec, avenida XV de novembro (Porto), neste domingo das 13 às 18 horas.

A programação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Para o secretário adjunto de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luis Henrique Daldegan, a iniciativa da Seicho-no-ie merece elogios. “O meio ambiente não é só uma responsabilidade dos governantes, mas de toda a sociedade e esta consciência mostrada através da iniciativa da Seicho-no-ie aqui em Mato Grosso é um exemplo a ser seguido por outras entidades e cidadãos”. Destaca o secretário.

Seicho-no-ie e a relação com o meio ambiente

A Sede Internacional da Seicho-No-Ie (no Japão) obteve no ano 2000 o credenciamento no Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, padrão internacional de preservação ambiental e ecológica. A primeira entidade filosófico-religiosa a obter essa certificação. A Sede Mundial de ISO (Genebra, Suíça) divulgou como fato inédito no mundo religioso.

A Seicho-no-ie, para reduzir o aquecimento da Terra, bem como na manutenção da biodiversidade, têm realizado campanhas de arrecadação de verbas destinadas a recuperação e reflorestamento das matas do mundo. A Sede Internacional também contribuiu por meio de doação monetária para a preservação do Mico Leão Dourado no Brasil

O coordenador Geral do Seminário Ecologia e Espiritualidade justifica a participação da Seicho-no-ie com posição ativa e não simplesmente crítica. “O que propomos é que em vez de ficarmos acompanhando simplesmente as tendências sociais ou então as diretrizes do governo, que cada qual manifeste sua própria liderança. O motivo desta proposição é porque isso está mais próximo da vontade divina. Não agredir o meio ambiente na Terra significa a realização de um mundo em que os seres vivos vivam se respeitando mutuamente.”

Temas que serão abordados:

- O Planeta pede socorro;

- Ética e o Pensar ecológico;

- Qualidade de vida por meio das Leis da Mente;

- Cases de empresas mato-grossenses sobre ações voltadas para o meio ambiente;

O que é Seicho-no-ie?

Movimento filosófico-religioso, sem sectarismo, iniciado no Japão em 1930 pelo Ph. D. Masaharu Taniguchi. Considera todas as religiões, sérias e idôneas, como veículos de salvação.

No Brasil, a difusão deste Ensinamento vem desde 1931. Em Mato Grosso, começou a divulgação a partir da década de 1970. Difundida atualmente nos demais países como ‘Movimento Internacional de Paz pela Fé’.

É um movimento sem sectarismo, direcionado às pessoas que desejam uma vida cheia de otimismo, com fé inabalável, autoconfiança, prosperidade, saúde, espiritualidade, coragem e determinação para a conquista dos ideais. Um revolucionário método de Educação da Vida que prega a essência do homem e a verdade comum a todas as religiões.




Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297501/visualizar/