Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 30 de Maio de 2006 às 21:20

    Imprimir


Mesmo com esta redução, o agricultor paranaense deverá produzir 10,2% a mais do que o volume obtido no ano passado, quando foram colhidas 22,43 milhões de toneladas”, afirmou o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas.

“Mesmo com aumento na produção, o agricultor ainda continua acumulando prejuízos, principalmente devido aos custos elevados de produção e a baixa cotação na hora de comercializar”, explicou Dirlei Antonio Manfio, responsável pelo setor de Previsões e Safras da Secretaria.

Em abril, o Deral apontava para uma redução de 4,27 milhões de toneladas de grãos, agora, as perdas são estimadas em 4,57 milhões de toneladas. De acordo com a Secretaria da Agricultura, esta diferença registrada desde o último levantamento, está atrelada às adversidades climáticas (estiagem, e em alguns casos, geada), que afetaram principalmente as culturas do milho safrinha (2ª safra) e do trigo.

Apesar da quebra na safra, o Paraná continua se destacando como o maior produtor de grãos. “Levando em consideração o sexto levantamento da Conab, realizado nesse mês de maio, o Estado continua ampliando sua participação na produção brasileira de grãos”, enfatizou o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas. A produção nacional, estimada para esta safra, é de 121,1 milhões de toneladas. O Paraná começou com participação de 20% em janeiro, e agora, em maio, responde por 20,7% da produção desta safra.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297886/visualizar/