Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 17:39
Por: Janayna Cajueiro

    Imprimir


A Superintendente do Procon de Mato Grosso, Vanessa Rosin, se reúne com os representantes dos Procons dos outros Estados do país, que também fazem uso do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), nesta terça e quarta-feira (dias 30 e 31.05), no salão de eventos do Hotel San Peter, em Brasília (DF). Na ocasião, será apresentada a nova versão do Sindec e discutida a melhoria de procedimentos.

A nova versão do Sistema Sindec foi implementada atendendo aos pedidos dos Procons que, na última reunião, apresentaram as falhas do sistema em seus Estados e suas maiores dificuldades. Agora otimizado, o sistema facilitará o trabalho dos órgãos de Defesa do Consumidor e agilizará a resolução dos problemas dos consumidores do país.

Estão em pauta, ainda, o cadastro de reclamações fundamentadas e outros dois importantes assuntos: os convênios do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com os Correios.

“O Sindec terá um cadastro mais completo, possibilitando um levantamento do perfil econômico dos consumidores. A FGV auxiliará os Procon’s estudando esta estatística. Já os Correios terão acesso aos bancos de dados do Sindec para facilitar nosso trabalho no que diz respeito aos Avisos de Recebimento dos processos que enviamos. São dois convênios muito interessantes”, explicou a superintendente Vanessa.

O Sistema Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada.

Os Procons de São Paulo, Acre, Espírito Santo, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Amazonas, Paraíba e Rio Grande do Sul já aderiram ao Sindec. No Rio Grande do Norte o sistema está em fase de capacitação. Já nos Estados de Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Amapá estão em fase de preparação. A Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso faz uso do sistema desde julho de 2005.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297910/visualizar/