Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 15:55
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lança oficialmente no próximo dia 5 de junho, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, o programa Ambiente Saudável. Apresentações de grupos de teatro e assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Cuiabá para a implantação do Programa de Educação Ambiental nas escolas da rede municipal, também estão inseridas na programação que se estenderá durante todo o dia no Casarão do Parque Mãe Bonifácia.

Idealizado pela Sema em parceria com a secretaria Estadual de Saúde, o projeto Ambiente Saudável busca tornar o ambiente de trabalho mais limpo e saudável, contribuindo diretamente na melhoria da qualidade de vida do servidor público.

O secretário de Meio Ambiente Marcos Machado, explica que Ambiente Saudável começa pela Sema, mas pode se tornar um projeto do Governo do Estado. Segundo ele trata-se de uma mudança de atitude do servidor, que não só melhora o ambiente de trabalho, como gera economia para o poder público. O secretário cita como exemplo, o aproveitamento do papel usado no dia-dia. “O papel usado pode ser aproveitado como rascunho e o que não tiver mais utilidade será destinado à reciclagem, assim como plástico e outros produtos recicláveis”.

Marcos Machado acrescenta ainda que o servidor, através do projeto, terá mais consciência quanto ao uso da energia elétrica e da água. O objetivo é evitar o desperdício e incentivar o uso racional dos recursos naturais como a água. Na opinião do secretário se o poder público busca conscientizar a população sobre o uso devido da luz e da água, é preciso começar pelo exemplo do servidor.

Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Sema firmará parceria com a prefeitura de Cuiabá para desenvolver o Programa de Educação Ambiental também nas escolas da rede municipal. Além da sala de aula, a idéia é levar grupos escolares para o Parque Mãe Bonifácia para aulas práticas sobre meio ambiente.

Confira abaixo a programação completa da Semana do Meio Ambiente elaborada pela Sema.

PROGRAMAÇÃO

PROMOÇÃO: SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E PARCEIROS Local: Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia (Casarão) Período: 05 a 09 de Junho de 2006

Dia: 05/06/2006

• Período matutino 7h30 Alvorada - Apresentação da Fanfarra da Escola Nova Pedagogia.

8h30 Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente Marcos Henrique Machado – Secretário de Estado do Meio Ambiente Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar Lançamento do Programa Mato-grossense de Educação Ambiental - ProMEA. Lançamento do Projeto Ambiente Saudável Lançamento do Livro Caminhos da Educação Ambiental - Co-autoria - Michéle Sato 10h20 Apresentação da Peça teatral Mato Grosso: “Texto Aurélio Augusto” - Exposição de artesanato feito com material reciclável de resíduos sólidos

• Período vespertino Horário – 14h00 às 17h00 N° INSTITUIÇÃO ATIVIDADES 01 DETRAN Apresentação Teatro (Menino do Trânsito) 02 Gás Ocidente Oficina de Teatro 03 SEMA - SUEA - CEA Oficina de Origame 04 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Oficina de Reciclagem de Papel 05 RENOSA Projeto “Reciclou Ganhou” 06 FAMATO/SENAR Oficina de Reciclagem de Res.Sólidos, Argila. Apresentação Agrinho. 07 SEMA Dinâmica e jogos pedagógicos 08 Michelin Apresentação de informações sobre fases de plantio, extração, vida útil, produtos de borrachas, Sangria de troncos de seringueira 09 Policia Militar Ambiental Exposição de Animais taxidermizados (Empalhados) 10 Escola Espaço do Saber Oficina de Reciclagem de Res. Sólidos 11 Fabrica Refrigerantes Marajá Degustação refrigerantes e exposição do Barco Ecológico-Ecotrópica 12 CEFET Exposição de Plantas Medicinais e Produtos (sabonetes, óleos entre outros). Apresentação de peças Teatrais e outras apresentações culturais.

A programação da tarde do dia 05 de Junho se repetirá nos períodos matutinos e vespertinos dos dias 06,07, 08 e 09 de junho.

Obs. Esta programação esta sujeita ao acréscimo de atividades decorrentes de parcerias confirmadas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298179/visualizar/