Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 13:31

    Imprimir


MUNIQUE, ALEMANHA - Mecanismos no interior da célula que podem levar a um desenvolvimento irregular, dando origem a tumores, são controlados, em células saudáveis, por supressores de tumores. Os "inimigos" da proteína Bcl-3, que pode levar ao câncer, eram desconhecidos, mas foram identificados por um estudo realizado pela equipe de Reinhard Fassler, do Instituto Max Planck. O trabalho está publicado na revista Cell. O estudo detectou uma enzima, a Cyld, que mantém a Bcl-3 sob controle, em ratos. Quando o gene responsável pela produção da Cyld é defeituoso, ocorre crescimento celular descontrolado.

A equipe de cientistas de Munique reconstruiu a interação da Cyld com a Bcl-3, e concluiu que é provável que a Cyld funcione como um supressor de tumores não só em ratos, mas também em seres humanos. Há evidências de que, em pessoas, um defeito no gene que codifica a Cyld tem conseqüências negativas. Casos estudados de tumores de pele mostraram pouca ou nenhuma Cyld nas células afetadas. A situação é semelhante em casos de câncer de fígado, rim e útero.

Durante o processo de transcrição genética, no qual as instruções genéticas presentes no interior do núcleo das células são lidas, a Bcl-3 coopera com outros fatores de transcrição, envolvidos em diversos tipos de doença e reação imunológica. Dois representantes desse grupo, p50 e p52, precisam ser ativados antes iniciar a transcrição. Sabe-se que o Bcl-3 pode cooperar com a p50 e a p52 para criar crescimento desordenado e, no final, câncer.

Para que essa cooperação possa ocorrer, porém, a Bcl-3 tem que penetrar no núcleo da célula. A equipe de Munique descobriu que essa entrada só é possível com um "ingresso" molecular, que é bloqueado quando a enzima Cyld está presente.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298199/visualizar/