Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 12:48

    Imprimir


A 4ª caravana do Mutirão da Cidadania encerrou suas ações pela região do Araguaia no sábado (27.05), atendendo o Município de Pontal do Araguaia (512 km ao Sul de Cuiabá). O evento, coordenado pelas secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aconteceu durante todo o dia, na Escola Municipal São Jorge.

Pontal do Araguaia conta com uma população de aproximadamente cinco mil habitantes e a região faz divisa com o Município de Barra do Garças e Aragarças, em Goiás. “Solicitamos ao Governo do Estado a realização do mutirão devido à demanda de pessoas carentes reunidas nesses três Municípios. Os serviços oferecidos aqui hoje atenderão não só a nossa população, mas também os cidadãos dessas outras localidades”, frisou a primeira-dama de Pontal, Maria da Glória da Silva.

Mais uma vez, o evento ofereceu gratuitamente a emissão de documentos (carteiras de trabalho e identidade, CPF, certidão de nascimento, cartão SUS), cortes de cabelo, atendimento médico, orientações sobre direitos do consumidor, palestras educativas, orientações sobre programas sociais, entre outros.

“Vim de Barra do Garças para tirar a 2ª via da minha carteira de identidade, já que a 1ª via rasgou há dois anos. Achei maravilhosa esta oportunidade de fazer de graça o documento. Isso ajuda muito quem realmente precisa e não pode pagar pelo serviço. Fui o primeiro da fila e não demorou nada o atendimento”, agradeceu Valdivino Gonçalves da Silva, 69 anos.

O vigilante, Antonio Romildo de Araújo, 52 anos, também aproveitou a ocasião para emitir um novo RG. “Minha identidade ainda é de Goiás. Como moro há 29 anos em Mato Grosso, decidi fazer uma daqui, já que também trabalho e voto neste Estado”, contou.

Preocupada com a saúde, a vendedora ambulante, Nilza Ferreira Silva, 38 anos, foi até o mutirão especialmente para fazer o teste de glicemia e aferir sua pressão. “Gosto de saber como anda minha pressão e procuro fazer regularmente o exame de Diabetes. Inclusive, trouxe meus irmãos e minha cunhada para passar pelo exame. Admiro esta ação porque traz até a população serviços de grande utilidade, como emissão de documentos e atendimentos na área da saúde”, destacou.

CARAVANA – A 4ª caravana do Mutirão da Cidadania iniciou viagem no dia 09 de maio, passando pelos Municípios de Luciara, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte, Canarana, Nova Nazaré, Água Boa e Pontal do Araguaia.

“Foram nove mutirões por toda região do Araguaia. Trata-se de uma região muito carente, de difícil acesso a esses serviços. Só no Município de Santa Terezinha (1.312 km a Nordeste de Cuiabá), por exemplo, emitimos 861 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), número que demonstra a necessidade dessas pessoas. Em todas as cidades, o mutirão foi recebido com festa e a população se mostrou ansiosa pelos atendimentos”, frisou a coordenadora do Mutirão da Cidadania, Lilita Rodrigues.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298207/visualizar/