Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 28 de Maio de 2006 às 09:25

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou hoje a morte na Indonésia de um homem de 29 anos por causa do vírus da gripe aviária, o que eleva para 35 o número de casos mortais contabilizados pelo organismo no país. O porta-voz da OMS para a gripe aviária, Dick Thompson, confirmou à Efe por telefone da Indonésia que o caso recém-confirmado corresponde ao de uma pessoa de 29 anos que morreu há dez dias em Jacarta.

As autoridades do país já tinham anunciado que a morte desse rapaz se deveu ao vírus H5N1, mas a OMS ainda não havia confirmado.

A organização internacional também descobriu que outras duas pessoas infectadas estavam em observação em outros hospitais do país.

A Indonésia, que acaba de sofrer um terremoto que provocou mais de 3 mil mortes, é o país onde mais pessoas morreram até agora devido ao vírus H5N1, atrás apenas do Vietnã, onde a OMS contabilizou 42 mortes.

O arquipélago monopoliza a atenção esta semana dos analistas da OMS, que averiguam o caso de uma família da aldeia de Kubu Simbelang, no norte da ilha de Sumatra (oeste da Indonésia). Em poucas semanas, seis de seus membros morreram pelo vírus da gripe aviária, e outra permanece em observação com sintomas de tê-la contraído.

Este é o maior núcleo de casos mortais já detectado e a OMS teme que possa ter havido contágio do vírus entre pessoas e não só de aves para humanos.

A situação pode ser o detonador de uma pandemia de gripe entre humanos pelo vírus que, até o momento, mostrou ser altamente patogênico. Mais de 50% das pessoas infectadas morreram.

Os dados da organização da ONU, que correspondem a 23 de maio e serão atualizados amanhã para incluir as confirmações dos últimos dias, indicam que, no mundo, foram identificados 218 casos de contágio humano do vírus, dos quais 124 foram mortais. A maioria ocorreu na Ásia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298390/visualizar/