Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 28 de Maio de 2006 às 04:00

    Imprimir


A Bíblia foi traduzida para o idioma Konkani, a língua nativa da região de Goa, ex-colônia portuguesa e um dos poucos estados da Índia onde grande parte da população é católica, informou hoje a agência de notícias "PTI". A partir do próximo 5 de junho, os 30% de católicos de Goa, no litoral oeste da Índia, poderão ler o texto sagrado em seu idioma.

"Um grupo de 15 sacerdotes especialistas trabalhou no projeto de tradução, que teve um custo de US$ 400 mil", disse o padre Manuel Gomes, da Comissão Diocesana para o Apostolado Bíblico (DCBA), que editou o texto, de 2.300 páginas.

Gomes acrescentou que "o processo começou em 1990, quando o arcebispo Raul Gonçalves encarregou o comitê litúrgico do projeto.

Três anos mais tarde, a responsabilidade passou para o DCBA".

A primeira edição terá 60 mil exemplares, das quais 40 mil já foram encomendadas pelas igrejas e paróquias de Goa.

Na Índia, 80% da população professam o hinduísmo. O cristianismo é uma religião minoritária. A estimativa é de que apenas 18 milhões de hindus são cristãos. A Índia tem cerca de 1,1 bilhão de habitantes.

A Bíblia é considerada o livro mais vendido do mundo, com mais de 5 bilhões de exemplares, e foi traduzida para mais de 2.100 idiomas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298445/visualizar/