Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 09:06

    Imprimir


O número de casos de dengue registrados pela Secretaria de Saúde, em Sinop, este ano, teve um redução de aproximadamente 50%, em comparação com o mesmo período de 2005. Segundo o coordenador Municipal de Endemias, Valério Gobatto, desde Janeiro foram notificados 300 casos da doença e 90 já foram confirmados.

No ano passado, foram mais de 500 suspeitas. “Algumas amostras ainda aguardam a análise no laboratório”, acrescentou. O índice de infestação o mosquito transmissor, que chegou a 2,8% em alguns meses, devido a intensidade das chuvas, que facilita a reprodução, também reduziu consideravelmente está em 0,48%. Em alguns bairros, chegou a 13% em alguns meses, bem acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Gobatto destaca que os resultados foram obtidos por meio de um trabalho orientativo e o apoio dos moradores. Ele citou que em vários municípios o quadro foi diferente e o número de casos aumentou em relação ao ano passado. Em todo o Estado os casos notificados de dengue aumentaram quase 10% no primeiro trimestre do ano.

Nenhum caso de dengue hemorrágica foi confirmado. No mês de março, uma criança de 09 anos apresentou quadro semelhante e foi transferida para Cuiabá, com suspeita de ter contraído dengue hemorrágica, mas o caso foi descartado. Os exames comprovaram que a menina eve dengue clássica com complicações.

Levantamentos da secretaria apontam que a maioria dos focos do mosquito, equivalente a 47%, são encontrados em lixos como garrafas, latas e plásticos. Em segundo estão tambores, tanques, materiais de construção e peças de carros. Cerca de 200 agentes realizam visitas nas residências e coleta de lixo.




Fonte: Só Noticías

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298821/visualizar/