Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 16:20
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


As potencialidades dos projetos de ecoturismo em Mato Grosso e a importância da atividade sob o aspecto econômico e de valorização das comunidades tradicionais será tema da palestra da secretária de Estado de Turismo, Yêda Marli Assis, durante a programação do 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas (Forest 2006). A palestra começa as 11h30, no auditório das Borboletas, no Centro de Eventos do Pantanal.

Um dos temas de discussão do congresso é a conservação das florestas brasileiras, sob o enfoque do desenvolvimento sustentável. “O ecoturismo é uma dessas atividades que pode contribuir para a preservação das florestas porque ele só acontece em locais em que é compatível o desenvolvimento dessa atividade com a preservação do meio ambiente”, afirmou a secretária.

“Para o ecoturismo sobreviver é necessário a conservação dos ecossistemas, do bioma, mas principalmente das pessoas que vivem nestes ecossistemas”, destacou. Por isso, de acordo com a secretária, a importância da valorização e conservação das comunidades tradicionais: quilombolas, ribeirinhos, pescadores e índios. Em Mato Grosso já existem roteiros turísticos que abrangem estas comunidades.

Entre os produtos turísticos do ecoturismo do Estado consolidados nacionalmente e internacionalmente estão os destinos e Chapada dos Guimarães e do Pantanal, sendo este último considerado o quarto maior produto turístico brasileiro que desperta o interesse dos turistas internacionais. “No Estado também estão surgindo novos produtos, como o etnoturismo indígena, dos quilombolas, pesca esportiva e observação de pássaros”, citou Yêda. “A observação de pássaros é um mercado interessante que atrai principalmente turistas europeus”, disse. De acordo com a secretária, dentro deste segmento existe no Parque Estadual do Cristalino a maior e melhor torre de observação de pássaros do Brasil.

A secretária considera que na atual gestão administrativa estadual houve um avanço expressivo na melhoria de infra-estrutura, promoção e divulgação do turismo no Estado. “Teve um avanço em termos de profissionalização, qualificação, em termos de venda e comércio do produto turismo de Mato Grosso, capacitando até os operadores e agentes de viagem. Não adianta ter um produto, se não temos pessoas preparadas para a venda, então até com isso o Governo se preocupou, desenvolvendo esta capacitação com outros parceiros, junto com o Sebrae”, informou.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298949/visualizar/