Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 22 de Maio de 2006 às 11:46

    Imprimir


Enquanto não for atribuído valor econômico à Amazônia, a região não vai competir com comodites por recursos e investimentos do Governo Federal, como a soja, o gado e outros produtos”.

Nesse campo de visão, os debatedores da X Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais- Amazônia, Patrimônio do Brasil, chamaram atenção das autoridades federais para a necessidade de implantação de uma política voltada para o desenvolvimento sustentável econômico e social da Floresta Amazônica.

Segundo o general Cláudio Barbosa de Figueiredo, comandante militar da Amazônia, o ´vazio praticado´ pelo Governo Nacional tem proporcionado a inserção de organismos estrangeiros dentro do território amazonense de uma forma desenfreada e sem critérios. “Esse vazio deixado pelo Estado provoca a abertura dos caminhos para Organizações Não Governamentais assumir o papel de controle”, explicou, referindo-se as cerca de 3.600 ONG´s instaladas atualmente em solo amazonense.

O deputado Joaquim Sucena (PFL) fez questão de externar seu comprometimento com a implantação nacional de uma política voltada para o desenvolvimento social da região unido a uma economia sólida e sustentável. “É o momento encontrado para que as propostas deixem de ser discurso e passem a ser ações concretas” , conclamou Sucena.

O general Figueiredo destacou a clara visão de autoridades estrangeiras no sentido de gerir os trabalhos de exploração e preservação de espécies em território brasileiro, especialmente no tocante a região delimitada Amazônia Legal. O militar lembrou Em números, é fácil compreender as duas vertentes de atuação: a dos que querem proteger e a dos querem explorar a área.

Estão catalogadas atualmente quatro mil espécies de peixes e anfíbios descobertos na Amazônia; quatro mil espécies de répteis; seis mil espécies de aves; mil espécies de mamíferos e 2.500 milhões de artrópodes e insetos. 1/3 das reservas tropicais úmidas do planeta esta no Brasil.

O país também é possuidor da maior reserva de água doce do planeta, com 21% da reserva mundial. Na região Norte encontra-se a maior reserva de urânio do mundo.

Em contrapartida as riquezas, Figueiredo expôs dados como a habitação local. O vazio demográfico ainda é preponderante na Região Norte, que com o 3,6 milhões de extensão, tem aproximadamente 4 habitantes por quilômetro- de toda a região, o Estado do Pará é o mais populoso é o Pará.

O deputado J.Barreto (PL) explicou que a iniciativa dos parlamentos em se unir em prol do desenvolvimento sustentável garante visibilidade mundial para o País. “É mais que necessário, é fundamental zelar pelo patrimônio natural do Brasil e do mundo. Porque a preservação unida ao desenvolvimento sustentável é viável e plausível”, garantiu o parlamentar.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/299498/visualizar/