Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 09:03
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Técnicos do município de Diamantino estão participando constantemente das discussões para o plano de desenvolvimento estratégico do Estado de Mato Grosso, para os próximos 20 anos, desencadeado pelo Governo do Estado, com supervisão da Secretaria de Estado de Planejamento.

Desde fevereiro, estão sendo realizadas oficinas, com a participação de representantes de municípios de várias regiões do estado, apresentando propostas que farão parte do plano de desenvolvimento do estado.

O município participa também da primeira oficina regional piloto (metropolitana), nos próximos dias 22 e 23 de Maio. No mês que vem, como parte dos encontros regionais, Diamantino, sediará a discussão regional com participação dos municípios de Arenápolis, Nova Marilândia, São José do Rio Claro, Nova Maringá e Nortelândia, denominadas de Regionais do Planejamento Estratégico MT+20, que contribuirão para o plano do estado de Mato Grosso 2006/2026.

O MT +20 é um plano de desenvolvimento estratégico de longo prazo para Mato Grosso e só foi possível acontecer, pela determinação da gestão Maggi que além de patrocinar está fomentando toda discussão.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela secretaria de Planejamento (Seplan) e tem como coordenador geral, o secretário-adjunto de Planejamento, Arnaldo Alves. Conta com uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, entre técnicos das Secretarias Estaduais, entidades organizadas e representantes das 12 regiões de Planejamento de Mato Grosso. Desde o início dos trabalhos, três oficinas já foram realizadas em Cuiabá. Um estudo retrospectivo dos dados produzidos pelas secretarias de Estado, pesquisado em documentos já existentes como o Zoneamento Sócio-econômico-ecológico e os Planos de Pesquisas Setoriais.

O chefe do executivo municipal de Diamantino entende que o planejamento é de suma importância e que esta construção junto à sociedade é benéfica, diante da dificuldade de implantação das ações e assim selecionar melhor os problemas, podendo implantar políticas públicas que sejam promotoras de desenvolvimento. “Não tenho dúvida de que essas discussões são muito importantes, por que a sociedade acaba participando e definindo as prioridades” destacou o prefeito de Diamantino.

Além dos técnicos indicados pela prefeitura municipal, participam ainda representantes da associação comercial e da sociedade civil organizada.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300380/visualizar/