Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 06:49
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Durante reunião nesta quarta-feira (17), o governador Blairo Maggi solicitou ao prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, que elabore um estudo, junto com os demais municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Vale do Cuiabá, que possa embasar a formação de uma zona de incentivo fiscal na Baixada Cuiabana.

A idéia é criar um mecanismo que possibilite a atração de empresas a esses municípios que vivem com a economia estaganada por não possuirem condições de atração de investimentos voltados para área do agronegócio, como em outras regiões do Estado. Maggi solicitou o estudo, que será depois analisado pela equipe econômica do Governo.

Zeno preside o consórcio formado por 13 municípios. Os consórcios integram a política de desenvolvimento regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), com o objetivo de formar cadeias produtivas de acordo com as possibilidades locais promovendo nos municípios a união de interesses comuns nas áreas econômica, social e ambiental.

“Esse estudo será um passo muito importante para que o Governo do Estado possa avaliar a possibilidade de incentivar a atração de empresas e indústrias beneficiando esses municípios que tem economia estagnada, a exemplo da Baixada Cuiabana”, avaliou Zeno, que apresentará o posicionamento do Governo a reunião do Consórcio no próximo dia 26.

O consórcio é formado pelos Municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Juntos, esses Municípios representam 980.777 habitantes, de acordo com dados de julho de 2005 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda na reunião, o prefeito de Rosário Oeste solicitou a Maggi a parceria do Estado em obras de infra-estrutura e equipamentos de saúde para a cidade. Conforme Zeno, o Governo irá beneficiar o município com parte da emulsão asfáltica e óleo diesel para a pavimentação de 3,2 quilômetros de vias urbanas.

“Compreendemos que a atual crise reduziu a capacidade de investimentos do Estado e por isso sabemos das dificuldades. Porém, mesmo assim essa contribuição do Governo já colabora na redução de 50% dos custos de pavimentação para nosso município. Saio muito contente com mais essa parceria”, afirmou Zeno.

A primeira-dama do município, Tânia Gonçalves, também acompanhou a reunião.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300425/visualizar/